Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Terceira idade

Praticar exercícios físicos na terceira idade é fundamental

Antes de sair por aí procurando uma academia, é essencial consultar um médico e fazer uma série de exames

Que se exercitar é uma atividade fundamental para a manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida, todos sabem. Mas, com a chegada da melhor idade, os exercícios podem se tornar fundamentais para garantir um envelhecimento com disposição e mobilidade. Isso porque o processo degenerativo é inevitável, mas o preparo físico pode trazer inúmeros benefícios.

Mas, antes de sair por aí procurando uma academia, é essencial consultar um médico e fazer uma série de exames. De acordo com o fisioterapeuta e diretor da Central de Fisioterapia, Rodrigo Peres, o médico normalmente solicita exames de sangue, eletrocardiograma, controle de pressão arterial e raio x de coluna/quadril/joelhos (dentre outras articulações). “A prevenção já começa neste momento”, completa Peres que sugere caminhadas diárias, pois é um exercício que movimenta todas as articulações do corpo e propicia o trabalho muscular constante.

Já o educador e preparador físico da Ziva Brasil, Felipe Kutianski, indica ainda musculação, natação, yoga, hidroginástica e pilates. Ele conta que houve um grande avanço na medicina sobre a relação de idosos com trabalhos de musculação no combate e diminuição dos processos fisiológicos que acarretam o surgimento e o aumento da osteoporose. Isso porque músculos mais fortes apoiam melhor o esqueleto e permitem melhor sustentação e prevenção de quedas.

Orientações

Procurar um médico e receber orientação sobre o estado de saúde e quais exercícios são mais indicados são os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física. Mas há outras indicações importantes, como cuidar da alimentação e do tempo de descanso (dormir bem). Confira outras sugestões de Rodrigo Peres e Felipe Kutianski para envelhecer com mais saúde:

  • Invista no exercício físico como uma forma de preparar seu organismo para um processo de envelhecimento saudável e autônomo.
  • Não espere para buscar a educação física como um auxiliar na reabilitação ou tratamento. Use a educação física como um processo preventivo para sua qualidade de vida.
  • Envelhecemos a cada dia, tudo o que fazemos hoje nos trará consequências (boas ou ruins) amanhã. Temos que ter consciência corporal e conhecer nossos limites.
  • Nos manter fortes e resistentes só traz benefícios. Movimento é o grande segredo e é de graça. Portanto, mexa-se e seja feliz.
Leia também