Bigstock
Bigstock| Foto:

Atenção, você que ama gatos: um novo estudo diz que o carinho pode não ser tão recíproco. De acordo com um artigo publicado no periódico PLOS One Journal, os bichanos não sentem tanto a falta do seu dono.

Os pesquisadores analisaram 20 gatos domésticos colocados em ambientes com os quais eles não estavam acostumados. Para acompanhá-los, seus donos e alguns desconhecidos também estavam no recinto. No meio do experimento, os donos se retiraram do local. De acordo com a pesquisa, os felinos não demonstraram nenhum tipo de perturbação quando foram deixados sozinhos.

“Embora os gatos vocalizem mais na companhia de seus donos, não vimos qualquer evidência adicional para dizer que o vínculo do animal com o seu proprietário é encarado pelos bichanos como um ‘porto seguro’”, disse Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária Comportamental da Universidade de Lincoln, na Inglaterra.

Apesar do resultado, os cientistas explicam que essa descoberta não deve ser encarada como uma má notícia. Eles explicam que quando os gatos não se sentem seguros com o dono, não têm qualquer tipo de pudor em dar-lhe as costas e sair do recinto. Assim, quando um bichano resolve ficar na sua companhia, é porque ele realmente está a fim de fazer isso.

Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que a pesquisa foi feita com uma amostra muito pequena de gatos. E como o comportamento felino tem muito mais nuances do que podemos prever, o seu gatinho pode ser diferente dos estudados. E aí, como você acha que o seu amigo animal fica na sua ausência?

Deixe sua opinião