Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Saúde

Para envelhecer bem, mantenha a mente ativa

Manter a mente ativa e exercitar o cérebro podem ser ferramentas importantes para uma maturidade saudável

Estresse, correria, agenda lotada. O dia a dia se encarrega de lotar nosso cérebro de informações, e o resultado são lapsos de memória, irritabilidade e confusão. Em muitos casos, as consequências chegam na terceira idade, quando a capacidade cognitiva fica um pouco comprometida.

Mas manter a mente ativa e exercitar o cérebro podem ser ferramentas importantes para uma maturidade saudável. Estudos realizados pelo Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram fortes evidências de que é possível retardar os sintomas do Mal de Alzheimer com exercícios físicos, exercícios para o cérebro, interações sociais e alimentação rica em frutas e vegetais, além do monitoramento dos mesmos fatores de risco das doenças cardiovasculares. Nesses estudos, os pacientes tinham entre 60 e 77 anos.

De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (Abneuro), se a pessoa está nervosa, distraída ou estressada, sua atenção fica dispersa e é comum ter pequenos lapsos de memória. Mas, se o quadro se torna repetitivo, o melhor é consultar um médico.

Para manter a cabeça saudável e a mente ativa, é necessário se organizar e estimular. Confira algumas dicas:

  • Mude o trajeto que faz para ir até a padaria ou a lugares que você frequenta diariamente. Isso ajuda a estimular a criatividade.
  • Motive-se pelo novo: procure manter em sua rotina atividades que mexem com a mente e que sejam diferentes também.
  • Para ampliar a capacidade de aprendizado, uma das atitudes mais importantes, principalmente após os 60 anos, é estar aberto a aprender habilidades novas e evoluir as já conhecidas. Matricule-se num curso ou volte a estudar.
  • Leitura, jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, jogos de lógica e até videogames também estimulam o cérebro.
  • Pratique atividades físicas: além de melhorar a saúde de todo o organismo, exercícios físicos ajudam a manter a mente ativa, pois tornam a pessoa mais disposta e alerta.
  • Cuide da alimentação: uma alimentação balanceada, com Omega-3, vitamina B e antioxidantes, ajuda a manter a mente saudável.
  • Busque pela velocidade no raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também a resposta a uma dúvida ou a resolução de um problema, maior será sua capacidade de raciocínio com agilidade.
Leia também