Quando você passa algum comando para o seu filho ele costuma acatar logo de cara ou fica fazendo corpo mole como se nem fosse com ele? Mais do que indisciplina, pode ser que tenha algo de errado na maneira como você fala e como passa as instruções. Por isso, nós preparamos uma lista com os 5 principais erros que os pais cometem e que fazem com que os filhos não obedeçam. Veja:

  1. Suas instruções estão fracas: A maneira como você fala realmente importa e faz toda a diferença. Os comandos não podem ser opcionais e frouxos demais, como também não devem ter tom ameaçador. Instruções precisam, sim, ser passadas com autoridade, sem parecer que você está pedindo um favor ao seu vizinho. Use um comportamento calmo, mas firme.
  2. Você está passando comandos demais: Se o seu filho se comporta mal, provavelmente ele esteja recebendo muito mais comandos do que é capaz de assimilar – e isso fará com que se desconecte de você e pare de dar tanta atenção ao que você fala, afinal “é só mais uma instrução”. Dê apenas ordens importantes e evite impor coisas baseadas simplesmente na sua maneira de ver as coisas.
  3. As consequências negativas não estão sendo cumpridas: Outra coisa que faz com que as crianças ignorem os comandos dos adultos é quando percebem que as consequências negativas não são cumpridas. Portanto, se você disse que se seu filho não escovasse os dentes ele iria ficar sem videogame, cumpra e “confisque” a partida noturna. Mas, atenção: certifique-se de que haja aprendizado com a consequência a fim de que ele siga as instruções da próxima vez.
  4. Você está dando muitas chances: Se o seu filho entender que você sempre vai repetir várias e várias vezes a mesma ordem até que ele cumpra (ou que a consequência negativa aconteça), ele nunca vai te obedecer logo na primeira vez. Então, em vez de dizer: “Já é a quinta vez que eu falo para recolher essas meias do chão do quarto”, use: “Recolha as meias no chão se quiser mexer na internet antes de dormir”. E cumpra. Não permita que ele fique adiando o que você pediu.
  5. Falta reforço positivo: Embora você não precise (e nem deva) pagar o seu filho por toda tarefa que ele realizar, oferecer um reforço positivo faz com que ele se mantenha na linha. A recompensa, no entanto, não precisa ser algo material, mas um bom e sincero elogio. “Obrigado por vir jantar assim que a mamãe falou” ou então “ótimo trabalho ao desligar o videogame na primeira vez que o papai pediu” são alguns exemplos.
Deixe sua opinião