Alguns pais podem achar que não fazem o suficientes por seus filhos, mas aqui estão coisas com as quais você não se arrependerá de ter feito
Alguns pais podem achar que não fazem o suficientes por seus filhos, mas aqui estão coisas com as quais você não se arrependerá de ter feito| Foto: Sue Zeng/Unsplash

Os filhos crescem. Alguns saem de casa para estudar ou trabalhar em outra cidade, outros casam-se e formam sua própria família. E independentemente da motivação para essa saída, inevitavelmente ela vai acontecer. E nesse processo há pais que ficam com o sentimento de que talvez não tenham feito todo o necessário para que os filhos estivessem preparados para essa etapa da vida.

Mas não há como se ter certeza disso. Ao fazer uma revisão do que já fez ou está fazendo por seu filho, observe se ainda há algo que possa ser melhorado, mas veja também aquilo que você tem feito de bom. Por que, acredite, há coisas com as quais você jamais vai se arrepender de ter feito por suas crianças e aqui estão algumas dessas situações.

  1. Ficar acordado até tarde para conversar

    Conforme vão crescendo, os filhos começam a ter compromissos que fazem com que seus horários de chegada sejam diferentes. Portanto, não se arrependa de ficar acordado até mais tarde esperando para dar boa noite quando seu filho chega da faculdade, por exemplo. Ele lembrará disso para sempre e certamente repetirá o hábito com seus filhos. Houve muitas noites em que fiquei acordado até tarde só para ficar perto dos meus filhos. Sem arrependimentos.
  2. Fazer questão de encher de abraços

    Em algumas fases da vida os filhos ficam um pouco resistentes a abraços, não é mesmo? Mas aproveite todo o tempo que puder para abraçá-los. Mesmo quando eles detestarem essa atitude. Aliás, nessas horas, caso seja preciso, faça um alerta: "Um abraço de 10 segundos não vai doer e ainda nos trará benefícios à saúde!"
  3. Deixar a tecnologia de lado

    Já mostramos aqui no Sempre Família, mais de uma vez, o quanto o excesso de tecnologia pode afetar o relacionamento familiar. Além disso, você sabe o quanto é exemplo para seus filhos. Fechar o notebook, desligar as notificações do celular e dar atenção a seus filhos não fará de você um pior funcionário ou alguém "menos social". Esteja presente na vida daqueles que estão na sala de casa com você e deixe que as distrações virtuais aguardem.
  4. Saber onde eles estão

    Aqui mais um dos itens que os filhos provavelmente colocam na lista de reclamações. "Ai! Sempre quer saber onde estou!" ou "Poxa! Eu já avisei para onde estou indo. Tem de perguntar toda hora?". Pois é. Mas criar o hábito de que seus filhos o avisem de onde estão e com quem, ou mesmo ligar para saber disso, jamais estará errado. Em algumas fases eles se incomodarão, em outras eles mesmo ligarão para avisar. E no final das contas, eles farão o mesmo com os filhos. Basta que vocês encontrem uma medida para esse "controle".
  5. Ensinar eles a terem uma fé

    Compartilhar a sua fé com seus filhos e mostrar como isto é importante em sua vida servirá de modelo para eles. Como diz o versículo do livro de Provérbios, ensinar o caminho em que a criança deve andar fará com que ela não se desvie dela ainda que seja adulto. Os caminhos da vida podem fazê-lo se distanciar, mas a semente estará plantada em seu coração.
  6. Manter seu casamento em ordem

    Quando um casamento é forte, a família toda é mais forte. Um ambiente em que o casal desfruta da companhia um do outro, que busca o crescimento mútuo, que busca ajuda em momentos de necessidade, é propício para que os filhos criem desde cedo a noção de relacionamento romântico adequado. Mas atenção! Não crie uma fantasia para seus filhos. Eles devem saber que há momentos em que dificuldades aparecem, mas precisam compreender como elas são resolvidas, acima de tudo.
  7. Ensinar que é necessário deixar algumas coisas para trás

    Mostrar aos filhos que há coisas na vida que precisamos deixar para trás, para que um novo caminho se abra, é importante. E isso passa pela infância, quando os pais insistem que os filhos façam determinada atividade, muito mais porque é um sonho dele mesmo, do que do filho. Ao deixar que ele saia a aula de inglês que você tanto quis que ele estivesse matriculado, porque talvez não seja adequado a ele, mostra que está preocupada em entender também sua opinião. Sua posição de maturidade será lembrada por seus filhos, no futuro, quando eles precisarem liderar uma equipe com pessoas diferentes dele e que nem sempre farão as coisas exatamente como ele quer.
Deixe sua opinião