Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Mark Zuckerberg
Educação dos filhos

Pai de Zuckerberg dá sete dicas para criar um empreendedor de sucesso

Entenda como o fundador do Facebook aprendeu em casa as bases para um comportamento vencedor na vida profissional

Onde Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, aprendeu a empreender? Uma das maiores influências certamente foi a própria família. O pai do empresário, Edward Zuckerberg, e sua mulher, Karen, já concederam várias entrevistas para contar como era o pequeno Mark e deram sugestões aos pais que os ouviam sobre como criar os filhos para o empreendedorismo. O site norte-americano Inc.com selecionou algumas dessas dicas. Confira:

  1. Seja o exemplo

Edward Zuckerberg é um dentista que montou seu consultório com a mulher há muitos anos. Ele contou que Mark e seus irmãos cresceram indo ao trabalho dos pais, vendo-os resolver problemas do próprio empreendimento e em contato com vários equipamentos tecnológicos. “Isso com certeza estimulou o interesse de Mark por tecnologia”, disse Edward, em entrevista a uma rádio local.

  1. Garanta segurança financeira aos seus filhos

Embora tenha admitido gostar de computadores na juventude, Edward abriu mão desse caminho profissional em prol dos filhos que gostaria de ter. Foi esse o motivo que o levou a escolher a odontologia, uma carreira considerada estável e lucrativa. Dessa forma, ele deu à Mark condições mais seguras para se arriscar numa startup. Deu certo.

  1. Descubra os interesses de seu filho e o ajude a desenvolvê-lo

Edward afirmou numa entrevista que um dos maiores acertos que ele e Karen fizeram na criação de Mark foi não direcioná-lo para um caminho profissional específico. Em vez disso, eles optaram por “reconhecer quais são seus pontos fortes, apoiá-los e ajudá-lo a se desenvolver nos assuntos pelos quais é apaixonado”. Um exemplo desse comportamento foram as vezes em que Mark ficava entediado com a lição escolar e seu pai o ajudava a fazer algo mais interessante, como aprender linguagem de programação e criar aplicativos simples de comunicação caseira.

  1. Mostre que tem orgulho de seus filhos

Sempre que precisa descrever seu filho, Edward diz que Mark sempre foi “um bom aluno”, que tinha “afinidade especial por matemática e ciências”, mas que também era um “cara quieto, que não gosta de se gabar de suas realizações”. Edward, portanto, assume para si a missão de fazer justiça às realizações do filho. Ele diz que “tem muito orgulho de tudo que ele conseguiu, assim como tudo o que todos os meus filhos já conseguiram”.

  1. Estabeleça limites e seja fiel a eles

Edward disse certa vez que “não acredita em psicologia disciplinadora”, mas admite que certos comportamentos não podem ser tolerados. “Se você demonstra o seu desgosto com certas atitudes negativas desde cedo, eles aprenderão como você se sente a respeito de certos assuntos”, disse o dentista quando respondeu como lidava com as desobediências do pequeno Mark.

  1. Brinque junto com suas crianças

O pai de Zuckerberg é um moderado no que diz respeito à disciplina paternal, por isso faz questão de enfatizar a necessidade de que os pais não só exijam obediência, mas também entrem nas brincadeiras dos filhos e divirtam-se com eles. “Crianças são versáteis. Elas entendem que há hora de trabalhar e hora de brincar.”

  1. Esforce-se muito para conciliar trabalho e família

Uma das mensagens que Edward mais se esforça para passar é a importância dos pais buscarem a conciliação saudável entre trabalho e família. Um exemplo foi a resposta que deu quando foi perguntado se Karen trabalhava quando os filhos eram pequenos, Edward a definiu como uma “Mulher-Maravilha”, que fazia milagres para dar conta dos afazeres domésticos e profissionais. “Nós tínhamos uma situação única porque nosso consultório era em casa, e eu recomendo fortemente essa situação, se sua profissão for compatível com isso.”

Leia também