Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

Os opostos se atraem? Depende da característica que se compara

Estudiosos confirmam que quando determinados aspectos do casal são antagônicos isso pode mesmo ser positivo para o relacionamento, mas não se pode generalizar

É importante ter uma série de semelhanças com o seu parceiro ou, ao contrário, os opostos se atraem? Uma equipe de psicólogos da Universidade de Amsterdã, liderada pela doutora Manon van Scheppingen, analisou vários anos de dados sobre a personalidade, o bem-estar e a satisfação no relacionamento de mais de 4,6 mil casais de esposos dos Estados Unidos. O estudo levou em consideração a pontuação de cada casal em cinco traços principais da personalidade.

A pesquisa mostrou que, sim, esposos com personalidades semelhantes tinham relacionamentos mais felizes – desde que essa personalidade fosse mais agradável, mais dedicada e menos neurótica. Ao contrário, porém, quando ambos os cônjuges eram muito extrovertidos ou muito desligados, isso afetava negativamente o bem-estar do relacionamento.

6 sinais que denunciam uma amizade tóxica

Outras características que contribuíam para a felicidade da relação quando manifestadas em grau semelhante entre os cônjuges foram a sensação de se sentir apoiado pelo outro, o gosto por novas experiências e a apreciação da arte e da cultura. Para os pesquisadores, a razão para essas semelhanças serem benéficas é a sua relação com os valores e a visão política, o que levaria a menos conflitos.

Mais estudos

O estudo converge com os resultados de outra pesquisa, comandada por Beatrice Rammstedt, do Instituto Gesis Leibniz para as Ciências Sociais, da Alemanha. A sua equipe acompanhou quase 5 mil casais durante 5 anos e também detectou que similaridades nos traços acima contribuiriam para uma maior probabilidade de que os casais permanecessem juntos.

Outro estudo, conduzido por Paulina Jocza e sua equipe, da Universidade de Varsóvia, mostrou que as mulheres são mais felizes em seu relacionamento quando compartilham com seus maridos o mesmo cronotipo, isto é, se ambos os cônjuges preferem o mesmo horário do dia. A equipe também constatou que há mais satisfação sexual se o casal tem a mesma preferência de horário do dia para ter relações sexuais.

 

Com informações da BBC.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também