Se o namoro não for levado a sério, vai ser muito difícil construir uma base sólida para uma relação mais estável no futuro.
Se o namoro não for levado a sério, vai ser muito difícil construir uma base sólida para uma relação mais estável no futuro.| Foto: Bigstock

Tempo do conhecimento entre duas pessoas que buscam algo mais do que a amizade, o namoro tem papel fundamental e decisivo na vida de um casal. Se o namoro não for levado a sério, vai ser muito difícil construir uma base sólida para uma relação mais estável no futuro. Por isso, a fase tem de ser vivida da maneira certa.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Para entender a seriedade dessa etapa, basta pensar em uma situação muito simples: quando você vai a uma loja de sapatos, por exemplo, não sai comprando o primeiro par que viu na vitrine, sem sequer observar detalhes, não é mesmo? Você prova, vê se é confortável, avalia se o preço está bom, se a cor vai combinar com os outros acessórios que tem em casa, etc.

Claro que um relacionamento não é tão simples quanto a compra de um objeto. Mas pense que se para algo material, você observa tantas questões, porque não vai estar atento àquela pessoa que pode mudar o rumo da sua vida e construir com você uma família?

Pensando nisso, veja, agora, uma lista do que estar atento durante o namoro e o que não fazer nesta etapa da vida:

  1. Não queira viver tudo de uma vez

    Para ter um namoro estável, a palavra chave é: equilíbrio. É comum que vocês queiram se ver o tempo todo e fazer tudo juntos, mas vá com calma para que depois não cheguem à conclusão que pularam etapas demais. Imagine um casal que se vê de domingo a domingo ou de um namorado que passa mais tempo na casa da namorada do que com a própria família, por exemplo. Tem coisas que só podem ser vividas depois do casamento. Pense nisso!
  2. Não faça comparações com relacionamentos passados:

    Tem coisa mais chata do que ouvir seu namorado falando do “ex” o tempo todo? Pois é,  ninguém gosta de ser comparado, independentemente da situação. Lembre-se que as comparações não ajudam em nada. Muito pelo contrário, só fazem com que a pessoa se sinta desvalorizada, além de despertar o ciúme. Nesses casos, o melhor a fazer é sempre começar do zero. Deixe o outro saber que o relacionamento de vocês é único.
  3. Não ache que o outro vai mudar

    Não entre em um namoro contando que a pessoa vá mudar. E nem entre em um noivado achando que talvez depois do casamento isso também aconteça. Geralmente a gente chega à vida adulta já com os comportamentos e manias consolidados – e se não houver um grande esforço, eles não vão mudar. Claro que é normal que tenha algo no seu namorado que você não goste, mas, no fim das contas, o amor tem que ser suficiente para superar até esse “defeito”.
  4. Não use o outro

    O namoro deve ser um momento para trocar experiências e conhecer melhor o outro. Não use o relacionamento para se sentir melhor ou como escada para alcançar algum objetivo maior. A ideia é que o namoro seja uma troca: não só de problemas e frustrações, mas, principalmente, de coisas boas. A chave é achar alguém que te entende e te acalme quando for preciso, não um psicólogo que resolva seus dilemas internos.
Deixe sua opinião