Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.
Comportamento

Os 10 maiores heróis e vilões da história, segundo os estudantes

Pesquisa realizada em 37 países aponta as personalidades mundiais mais admiradas – e as que causam mais repúdio

Quem é o maior herói do mundo, em toda a história? E o maior vilão?

Essa foi a resposta buscada por um estudo liderado pela Universidade do País Basco, Espanha, que ouviu cerca de 7 mil estudantes de todo o mundo. O resultado colocou do lado heroico, principalmente, líderes religiosos, como Jesus Cristo e Buda, e cientistas, como Albert Einstein e Thomas Edison. Na vilania, figuram ditadores, como Adolf Hitler, terroristas, como Osama bin Laden, e políticos controversos, como George W. Bush.

O levantamento ocorreu em 37 países entre jovens estudantes com idade média de 23 anos. Os participantes fizeram suas seleções de personalidades com base numa lista de 40 personalidades de relevância na história universal. Os nomes dessa lista foram resultado de um levantamento prévio que identificou as figuras históricas mais lembradas.

A tarefa dos estudantes era avaliar com notas de 1 a 7 o quão positivas ou negativas foram a trajetória, a influência e o legado das personalidades propostas. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Plos One e constata que as figuras históricas contribuem para a transmissão de lições morais, e seus atos tornam-se normas de ação, ou seja, são vistos como exemplos a serem seguidos.

Um dado curioso notado pelos pesquisadores foi o fato de que, na seleção dos vilões, a disparidade das opiniões foi muito maior do que entre os heróis, quando havia relativo consenso. “Sobre os vilões há mais disparidade de opiniões. Um mesmo personagem pode ser visto de forma muito negativa num país e muito positiva em outro lugar do mundo. Esse foi o caso de Osama bin Laden, por exemplo”, diz o professor Darío Páez, do Departamento de Psicologia Social e Metodologia das Ciências do Comportamento da universidade.

Confira abaixo os 10 maiores heróis e os 10 maiores vilões apontados pelo levantamento.

Heróis

  1. Albert Einstein
  2. Madre Teresa de Calcutá
  3. Gandhi
  4. Martin Luther King
  5. Isaac Newton
  6. Jesus Cristo
  7. Nelson Mandela
  8. Thomas Edison
  9. Abraham Lincoln
  10. Buda

Vilões

  1. Adolf Hitler
  2. Osama bin Laden
  3. Saddam Hussein
  4. George W. Bush
  5. Stalin
  6. Mao Tse Tung
  7. Lenin
  8. Gengis Khan
  9. Saladino (líder militar islâmico)
  10. Imperador Quin (chinês)

Acesse a íntegra do estudo.

5 Comentários
  1. Mesmo com todo o esforço da esquerda em distorcer os fatos, mesmo com todo o esforço em infiltrar as suas mentiras na rede de ensino no mundo todo, dos 10 maiores violões 5 representar descaradamente a esquerda, embora possamos elencar Karl Marx, Nietzsche, Gramsci, Helena Blavatsky e Roberto Marinho nessa lista.

Leia também