Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Gazeta (1)
Dayane Dos Anjos
Dayane Dos Anjos

Manual do Recém-Nascido

Um papo de mãe para mãe

Introdução Alimentar

Um papo de mãe sobre os desafios sobre a introdução alimentar, tirando dúvidas e ajudando nessa fase tão nova na vida alimentar do bebê.

Thumb

O bebê completa 6 meses e finalmente chega o grande o dia: a Introdução Alimentar.

Esse momento pode ser de grande ansiedade para a mãe e infelizmente de pouco interesse para o bebê, o sonho pode virar um grande pesadelo, a ansiedade vira angustia, e todas as receitinhas e empenho de preparo de papinhas quem acaba comendo não é o bebê.

Claro que há exceções, tem bebês que aceitam comida de primeira e adoram comer, mas com muitos bebês não é bem assim que acontece. O Ministério da Saúde e a Organização mundial da saúde recomendam o leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses, e complementado com alimentos sólidos a partir de então

A introdução alimentar acontece no 6º mês do bebê, mas como o nome diz é INTRODUÇÃO, o bebê não tem que comer, e não é obrigado a devorar um prato cheio de comida em seu “mesversário” de 6 meses.

Até então ele era super feliz sendo alimentado apenas com leite, é natural e até compreensível que ele estranhe a consistência, temperatura e sabor de qualquer outra forma de alimento. É preciso compreender o bebê e dar o tempo que ele precisa para se adaptar a essa nova fase da vida. Se ele não comeu bem hoje tudo bem, na próxima refeição ele terá uma nova oportunidade para experimentar, ele terá a vida toda para comer de tudo.

Eu sei que não é nada fácil, eu mesmo como mãe, me frustrei, me angustiei, mas não sabia que não era necessário. Tudo tem seu tempo para acontecer. O leite materno é tudo o que precisa até um ano de vida do bebê, isso mesmo!

Ate um ano o leite materno é a principal fonte de alimento e nutrientes. Esse segundo semestre de vida é para ele se adaptar, e ele vai! Seja aos 6,9,10 ou 12 meses, no tempo dele. Pode ficar tranquila mamãe você está fazendo um ótimo trabalho, e cozinha muito bem, seu bebê só precisa de um tempinho maior, e com paciência, rotina e carinho tudo vai se encaixar.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também