Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Religião

Livro didático chama Jesus de “demônio” na Índia e cristãos se revoltam

Erro de digitação em livro usado no Ensino Médio teria causado confusão no país de maioria hindu.

Um livro didático usado em salas de aula de turmas equivalentes ao Ensino Médio na Índia está causando controvérsias. Ao falar de Jesus, o livro, intitulado “Relação entre professor e estudante na cultura indiana”, diz: “Neste contexto, uma afirmação do demônio Jesus é sempre memorável”. Cristãos se revoltaram contra o texto, mas representantes da Secretaria da Educação do estado de Gujarat, onde o livro é usado, disseram se tratar de um erro de digitação.

“A palavra ‘Haiva’, o nome de um discípulo de Jesus Cristo, foi impressa como ‘haivan’, demônio”, disse Nitin Pethani, que dirige o Conselho de Livros Didáticos de Gujarat. A frase, em hindi, é transliterada assim: “Iss sambandh mein haivan Isa ka ek kathan sadaa smaraniya hain”.

Diretor de “O Exorcista” prepara documentário com gravações de exorcismo real

A sentença seguinte aponta a frase “sempre memorável” supostamente dita pelo “demônio Jesus”: “Quem vem depois de mim é muito maior do que eu. Eu não sou digno de desamarrar seus calçados”. Dessa maneira, “Haiva” seria uma versão hindi do nome “João”, referindo-se ao Batista, que disse uma frase semelhante no evangelho de Marcos.

O erro foi notado pelo advogado Subramaniam Iyer, que postou fotos das páginas do livro em seu perfil no Facebook no último dia 3 de junho. Cristãos pentecostais, protestantes, ortodoxos sírios e católicos, entre outros, demonstraram seu choque com a frase do livro e organizaram um protesto, além de submeter um memorando às autoridades. O secretário da Educação, Bhupendrasinh Chudasama, disse que o erro será corrigido.

Os cristãos são 2,3% da população indiana, segundo dados de 2011. A maior religião do país é o hinduísmo, que corresponde a 79,8% da população. Muçulmanos são 14,2% e sikhs são 1,7%.

 

Com informações de Times of India e News18.com

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também