Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Divulgação/Jaguar Land Rover
Divulgação/Jaguar Land Rover
Tecnologia

Jaguar Land Rover cria carro que abre portas automaticamente para deficientes

Com isso será possível realizar a abertura completa das portas de veículos da marca por meio de sensores que detectam a proximidade do proprietário com deficiência física

Para facilitar ainda mais a rotina das pessoas com deficiência física, a Jaguar Land Rover anunciou que está desenvolvendo com sucesso, uma tecnologia que permite a abertura automática das portas de seus veículos, na medida em que seu proprietário se aproxima ou faz determinado gesto de comando.

Ainda em fases de testes, a tecnologia está sendo instalada em um Range Rover Sport. Ela utiliza uma grande variedade de sensores de movimento aliado à tecnologia de abertura de portas sem necessidade de chave, para detectar a aproximação do cliente junto ao veículo. Com isso será possível realizar a abertura completa das portas de veículos da marca, em uma espécie de vallet invisível.

Brasileiro tetraplégico dirige carro usando comandos cerebrais

A iniciativa nasceu a partir de pesquisas que mostraram que até um terço das pessoas com algum tipo de deficiência física relatavam dificuldades na hora de entrar em seus veículos. E esse geralmente é o principal meio de transporte deles. Com essa tecnologia, não seria mais necessário se movimentar para abrir e nem puxar a porta.

Outra facilidade é que uma vez dentro do veículo, os ocupantes podem fechar as portas pelo simples toque de um botão que fica na parte superior do painel. Também, a porta pode ser programada para fechar e trancar automaticamente, na medida em que o proprietário se afaste dele. Isso é possível porque que o software incorporado ao sistema mostra o estado de cada porta e permite a operação das portas do motorista e do passageiro, do interior da cabine. E além disso, os sensores instalados na porta do motorista são capazes de detectar qualquer obstáculo como postes ou outro veículo estacionado ao lado, que impedem a abertura total da porta.

Testes

A convite da Jaguar Land Rover, o ex-comandante da Marinha Real Britânica, Mark Ormrod, fez alguns testes com o veículo. O militar sofreu uma amputação tripla em uma missão no Afeganistão, que limitou seus movimentos. Atualmente Ormrod é medalhista de ouro do programa de inclusão Invictus que, por meio do esporte, incentiva oficiais britânicos amputados em guerra a se superarem fisicamente. O projeto tem o apoio da empresa de veículos.

Segundo Ormrod, abrir e fechar portas pode ser uma tarefa insignificante para a maioria das pessoas, mas para aqueles que têm limitações como ele, a ação é mais um obstáculo cotidiano a ser superado. “Essa inovadora tecnologia seria um enorme benefício para mim e tem um poder real para mudar a vida daqueles que enfrentam problemas para entrar e sair de seus veículos”, avaliou.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

 

Leia também