Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação/Opus Dei
Foto: Divulgação/Opus Dei
Religião

Fernando Ocáriz é eleito novo prelado do Opus Dei

Ocáriz é o primeiro prelado do Opus Dei que, embora tenha conhecido pessoalmente o fundador, Escrivá, não foi seu colaborador próximo.

O papa Francisco confirmou ontem (23/01) a nomeação do monsenhor Fernando Ocáriz como novo prelado do Opus Dei. Ocáriz, até então vigário auxiliar da prelazia, foi o nome mais votado no congresso eletivo convocado após a morte do prelado anterior Javier Echevarría, em 12 de dezembro do ano passado.

O Opus Dei foi fundado em 1928 por São Josemaria Escrivá, em Madri, na Espanha, que reuniu alguns universitários e profissionais pregando-lhes a busca de santidade através da vida profissional. Escrivá esteve à frente do Opus Dei até sua morte, em 1975, sendo sucedido por Álvaro del Portillo. Em 1982, o Opus Dei se tornou uma prelazia pessoal e Portillo foi nomeado prelado, sendo em seguida ordenado bispo por João Paulo II. Com a sua morte, em 1994, Echevarría foi nomeado o novo prelado.

Ocáriz é o primeiro prelado do Opus Dei que, embora tenha conhecido Escrivá pessoalmente, não foi seu colaborador próximo. Espanhol como seus três predecessores, ele nasceu em 1944 no exílio de sua família em Paris, devido à Guerra Civil espanhola.

A linha sucessória no Opus Dei: o fundador Josemaria Escrivá, Álvaro del Portillo, Javier Echevarría e Fernando Ocáriz.
A linha sucessória no Opus Dei: o fundador Josemaria Escrivá, Álvaro del Portillo, Javier Echevarría e Fernando Ocáriz.

Formou-se em Física pela Universidade de Barcelona, em 1966, e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 1969. Obteve o doutorado em Teologia em 1971 na Universidade de Navarra. Nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote.

É consultor de vários organismos da Cúria Romana e considerado o teólogo de maior peso dentro da prelazia. Foi o redator principal do documento Dominus Iesus, que foi publicado em 2000 pela Congregação para a Doutrina da Fé, liderada pelo então cardeal Joseph Ratzinger – hoje o papa emérito Bento XVI.

É vigário geral do Opus Dei desde 1994 e em 2014 foi nomeado vigário auxiliar da prelazia. Ao longo dos últimos 22 anos, acompanhou Echevarría em suas visitas pastorais a mais de 70 países. Espera-se agora que o papa Francisco o nomeie bispo, como é o costume quando se trata de alguém à frente de uma prelazia.

Ocáriz completa 73 anos neste ano. Se o cargo de prelado do Opus Dei estivesse sob as mesmas normas que os outros bispos, ele deveria apresentar a sua renúncia daqui a apenas dois anos. Mas a liderança da prelazia do Opus Dei é o único cargo episcopal vitalício em toda a Igreja Católica, à exceção do próprio papa.

****

Quem foi Javier Echevarría, o prelado do Opus Dei de 1994 a 2016

20 discursos e documentos do papa Francisco contra o aborto

Francisco, Bento XVI e o Dalai Lama entre os cinco pensadores mais influentes do mundo em 2016

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também