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Família von Trapp (A Noviça Rebelde, 1965)

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Em 1938, os sete filhos do viúvo capitão von Trapp, um oficial da marinha, recebem Maria (Julie Andrews), uma jovem que estuda para se tornar freira e é enviada por suas superioras para trabalhar temporariamente como governanta na casa dos Trapp. Acontece que Maria conquista todos com sua bondade, paciência e musicalidade. O capitão apaixona-se por ela, os dois casam-se e, como família, enfrentam juntos o drama da ocupação nazista em sua terra, a Áustria. O filme, lançado em 1965, foi inspirado no livro de memórias The Story of the Trapp Family Singers, escrito pela verdadeira Maria von Trapp.

Os Trapp exemplificam muito bem a falta que a figura materna pode fazer a uma família. A chegada da amável Maria é uma novidade singela que transforma o coração do capitão e a rotina dos filhos, até então educados na mais rígida disciplina militar.

 

 

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Família Pêra (Os Incríveis, 2004)

Nos tempos de glória dos super-heróis, quando eles salvavam o mundo todos os dias e eram adorados pelo público, o Senhor Incrível (Beto Pêra) e a Mulher-Elástico (Helena Pêra) se casaram. Anos depois, uma crise envolvendo os prejuízos causados pelos super-heróis fez com que todos eles saíssem da ativa e se misturassem à população comum. É nesse mundo que Beto e Helena Pêra tentam criar seus três filhos, Flecha, Violeta e Zezé – todos dotados de superpoderes. No entanto, toda a aparente normalidade na vida da família muda quando um antigo e amargurado fã do Senhor Incrível resolve eliminar todos os heróis do passado.

A família Pêra vive diversas situações muito comuns no dia a dia de muitas famílias atuais, como a dificuldade em superar a timidez da adolescente Violeta, o ciúme da Mulher-Elástico, a crise de meia idade do Sr. Incrível etc. A mensagem final mostra como uma família unida é capaz de superar muitos desafios, desde inimigos perversos até dramas emocionais.

 

 

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Família Baker (Doze é Demais, 2003)

A família Baker do filme Doze é Demais é inspirada numa família real, retratada no livro Cheaper by the Dozen (A Dúzia é Mais Barato), de Frank B. Gilbreth Jr. e Ernestine Gilbreth Carey, no qual contam as múltiplas aventuras e dramas de se ter doze filhos. A família ganhou vida nos cinemas no formato de comédia e teve Steve Martin no papel de pai da família. A história mostra que ele e sua esposa, desde que se casaram, sonhavam com uma família grande, de oito filhos. Mas o destino lhes preparou algumas surpresas e esse número subiu para doze.

Nos cinemas, a família Baker ajuda a desmontar a ideia de que filhos são problemas e que, portanto, “quanto menos melhor”. Embora uma família grande tenha implicações – por exemplo, no conforto que se pode oferecer –, a chegada de cada novo filho resulta na multiplicação do afeto, da ajuda mútua e do sentimento de união entre os irmãos. Naturalmente, impõe também um desafio aos pais: amar todos os filhos e tratá-los com o mesmo carinho, independentemente de suas personalidades.

 

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Família North-Beardsley (Os Seus, os Meus, os Nossos, 2005)

Consegue imaginar uma família com 18 filhos? Pois é o que acontece quando Frank Beardsley (Dennis Quaid) e Helen North (Rene Russo) resolvem se casar, 30 anos depois de terem namorado. Ambos são viúvos. Ele teve oito filhos. Ela, dez. O grande desafio retratado no filme é fazer com que grupos muito diferentes de crianças e adolescentes sejam capazes de conviver em paz. Enquanto os filhos de Frank são disciplinados e ordeiros, a turma de Helen não quer saber de regras. O casal tem de usar a criatividade para fazer todos trabalharem (e viverem) juntos, como família.

 

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Família do Rei Leão (O Rei Leão, 1994 e O Rei Leão 2, 1998)

Se considerado o segundo filme, o sucesso da Disney nos anos 90 mostra três gerações de uma mesma família de leões. No primeiro e mais famoso dos filmes a mensagem do “ciclo sem fim” é mais evidente, mas em todos eles constam referências às tradições, costumes e responsabilidades passados de pai para filho, bem como o delicado tema da morte de um ente querido.

A árvore genealógica começa com o rei Mufasa, pai de Simba, que por sua vez casa-se com a amiga de infância, Nala. Dessa união nasce Kiara, a herdeira da Pedra do Rei, que acaba se envolvendo com Kovu, parente de Scar, irmão de Mufasa.

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Famílias Flintstone e Rubble (Os Flintstones, 1994)

A família pré-histórica que fez a alegria de gerações com os desenhos animados da Hanna-Barbera ganhou uma versão cinematográfica em 1994. Com um enredo relativamente fiel ao dos desenhos, o filme tem o mérito de passar uma mensagem bastante positiva sobre o valor da amizade entre famílias, no caso, os Flintstones e os Rubbles.

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No enredo, o ingênuo Fred Flintstone, que trabalha junto com seu amigo Barney Rubble numa pedreira, é usado como bode expiatório numa fraude envolvendo a empresa em que trabalha. A situação deixa Fred temporariamente rico, o que o faz mudar de comportamento e se afastar de Barney. Acompanham a tudo isso as esposas Vilma Flintstone e Betty Rubble, além dos pequenos Pedrita Flintstone e Bambam Rubble. No fim, as famílias precisam exercitar sua humildade, pedir perdão e se unir novamente para saírem da confusão na qual todos acabam envolvidos.

 

 

Família Addams (A Família Addams, 1991)

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Os personagens criados na década de 30 pelo cartunista norte-americano Charles Addams estrearam em tirinhas publicadas em revistas e jornais. No decorrer dos anos, o sucesso da família que conseguia ser sinistra e hilária ao mesmo tempo só cresceu. Ganhou uma série de tevê nos anos 60 e o primeiro filme em 1991, com astros como Raul Júlia e Angelica Houston nos papéis de Gomez e Mortícia Addams, o casal da família. Viviam também na mansão Addams o Tio Fester (ou Tio Chico), a Vovó (cujo nome não é mencionado), os irmãos Pugsley e Wednesday, o mordomo Lurch, o primo It e uma mão desmembrada do corpo, chamada apenas de “mãozinha” em algumas versões.

Embora “estranhos” seja o adjetivo mínimo a ser usado para os Addams, o amor entre Mortícia e Gomez é inabalável, e, ao seu modo, todos na casa se tratam com o carinho típico de famílias felizes.

 

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