Crédito: Bigstock.| Foto:

As férias chegaram e muitos pais não podem aproveitar o período com os filhos. A solução para garantir diversão para a criançada pode ser matriculá-los em uma colônia de férias. Hoje são muitas opções diferentes com programação que inclui prática de esportes, atividades artísticas, brincadeiras dirigidas, contação de histórias.

CARREGANDO :)

Se essa será sua opção para as férias, fique atento a alguns cuidados importantes na hora de escolher o local para inscrever seu filho. Para a psicopedagoga e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), Esther Cristina Pereira, os pais devem observar a segurança do espaço e quem são as pessoas que ficarão com seu filho e assegurar que as crianças serão bem cuidadas. “É importante conhecer a programação, conferir se ela é verídica e, ainda, conversar com outros pais que já viveram a experiência de colocar seu filho neste mesmo espaço. A colônia de férias precisa ser motivadora, feliz e cansativa – no ponto de vista de muita folia e descontração. Quem elabora a programação da colônia de férias deve planejar com qualidade e ser um profissional com muita criatividade”, completa Esther.

Como as opções são bem variadas, a orientação é conversar com a criança para definir qual é a sua preferida, afinal ela estará em férias sem a companhia dos familiares. Outro ponto importante é lembrar que as atividades não devem ter cunho pedagógico, nada que remeta a escola, pois férias significam descanso. A temporada deve ser muito agradável e prazerosa.

Publicidade

Precisa mesmo de colônia?

Apesar das excelentes opções ofertadas, é fundamental que os pais estejam presentes em alguns momentos. “Se possível, os pais de alguma maneira podem contribuir, nem que seja com um bom filme e pipoca, à noite”, sugere Esther. Para ela, antes de pensar na colônia de férias, os pais devem averiguar se não há algum parente que possa ficar uns dias, pelo menos, com a criança. “Os pais precisam avaliar bem se colocar na colônia é uma necessidade mesmo. Como justificar para a criança que a mãe não tem tempo para ficar com ela nas férias, mas que ela tem tempo para ir ao shopping? Se vai ao shopping, leve o seu filho junto, insira a criança nas suas atividades, deixe que ele participe. Se existir uma possibilidade que seu filho possa conviver mais com a família, como comer um bolo na casa da vovó, será a melhor opção para a criança curtir suas férias”, finaliza.