| Foto:

Jogos de tabuleiro atraem diversas gerações e, alguns deles, além de entreter, ensinam. Cientes disso, alguns fabricantes dos Estados Unidos, também interessados em promover a fé cristã, desenvolveram opções de jogos com temáticas religiosas para diferentes faixas etárias. O jornalista Martin Sauders, do site Christian Today, faz uma descontraída apresentação desses jogos, muitos dos quais, parecem até inusitados. Confira trechos:

CARREGANDO :)

****

Você já cansou de jogar Banco Imobiliário? Já jogou Catan e Uno tanto quanto podia? Então conheça um mundo que provavelmente você não conhece. O mundo dos jogos de tabuleiro cristãos:

Publicidade
  1. Bibleopoly

Se você se preocupa com a influência danosa do consumismo, você pode trocar o seu velho Banco Imobiliário por esse caprichado jogo. A casa de partida é substituída por “No princípio…”, enquanto as casas de pagamento de impostos se tornam o “Abismo”. Os fabricantes afirmam que esse é um jogo no qual “a cooperação e não o acúmulo é a chave; aqui você só pode vencer ajudando os seus colegas.” Para vencer, você deve ser o primeiro jogador a construir uma igreja em uma das cidades bíblicas.

 

  1. Life of Christ
Publicidade

Um jogo de perguntas baseado no nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus que conta com “mais de 1400 questões de múltipla escolha”.

 

  1. Solomon’s Temple
Publicidade

Um dos mais desastrosos episódios da história do Povo de Deus é celebrado neste pródigo jogo para duas pessoas. Cada jogador deve construir e decorar o seu próprio Templo de Salomão, mas a tarefa está longe de ser simples. “O seu povo continuamente cai no pecado e você precisa parar de trabalhar no templo para oferecer sacrifícios em seu favor”, diz a caixa, embora nós entendamos que isso não significa que você deve realmente matar o seu bicho de estimação durante o jogo.

 

  1. The BibleMan Board Game

Os seus filhos gostam dos Vingadores? Você deseja que eles gostem da Bíblia tanto quanto? Bom, agora eles vão, com o BibleMan Board Game! Nele, você participa de uma “missão para resgatar crianças que foram enganadas pelos inimigos de Deus”. O primeiro jogador a salvar seis crianças, levá-las à igreja e voltar para a caverna do BibleMan é o vencedor.

Publicidade

 

  1. Family Choices – Proverbs Edition

“Famílias! Joguem juntas e descubram onde vocês estão espiritualmente!”, é o que diz a propaganda desse jogo que se baseia em debates para ajudar a família a conversar sobre a vida e a fé.

 

Publicidade
  1. Left Behind the Movie Game

O jogo é baseado na versão original do filme O apocalipse (Left Behind, 2014), chamado no Brasil de Deixados para Trás: O Filme (Left Behind the Movie, 2000), que por sua vez é baseado em uma série de livros sobre o arrebatamento. Aqui também o foco é em trabalhar com os outros jogadores e não contra eles.

 

  1. Redemption – City of Bondage
Publicidade

Aqui o negócio é sério. “Viajando pela escura e desolada Cidade da Escravidão, Heróis Bíblicos são desafiados a resgatar as Almas Perdidas presas pelas Hordas do Mal que tomaram a cidade.”

 

  1. The Journeys of Paul
Publicidade

Cansado de perder no War para aquele cara que passa o jogo formando um super-exército na Austrália? Então substitua o jogo por essa odisseia baseada no Novo Testamento, em que cada jogador é um missionário que, como Paulo, tenta estabelecer uma série de igrejas em cidades-chave do mundo antigo.

 

  1. The American Bible Challenge

Baseado em um programa da televisão americana, o jogo “consiste em times atravessando o tabuleiro, respondendo perguntas, recitando passagens bíblicas famosas, atuando e até mesmo organizando os livros da Bíblia.”

Publicidade

 

  1. Walk to Jesus

Um produto que alega ser “o primeiro jogo de motivação familiar cristão do mundo” está realmente se superestimando, mas vamos dar uma chance. A caixa contém 20 “cartas da Graça Divina”, 12 peões e uma “história motivacional ‘Caminho de um cristão’”.

 

Publicidade
  1. Bible Taboo

Mais uma versão bíblica de um jogo popular, em que todas as questões e desafios são baseadas na fé cristã.

 

  1. Bible Scrabble
Publicidade

Como o jogo anterior, é uma recauchutada de um produto tradicional para um público cristão.

 

  1. Bible or not?
Publicidade

Você sabe dizer se uma frase vem da cultura popular ou da Bíblia? Então esse jogo é para você!

 

Colaborou: Felipe Koller