As férias chegaram!
| Foto:

Férias é sinônimo de diversão e quando chega dezembro a criançada já está a todo vapor para aproveitar a melhor época do ano. No entanto, esse período traz consigo uma grande preocupação para a maioria dos pais. Como se organizar se as férias familiares não coincidirem?

A primeira alternativa é tentar deixar os filhos com os parentes. Às vezes alguma tia ou tio consegue tirar uns dias de descanso e se propõe a ficar com os sobrinhos enquanto os pais trabalham. Outra opção é deixá-los com os avós que sempre são uma grande salvação para os momentos de correria no dia a dia.

 No entanto, tem aqueles pais que não conseguem se adaptar a nem uma das alternativas anteriores e é aí que começa a procura por atividades para fazer com as crianças. Nesse caso, as colônias de férias acabam auxiliando muito quem tem essa necessidade.

Há diversos locais que oferecem esse tipo de serviço: escolas, clubes, associações e a mais nova ideia, a colônia de férias em condomínios – quando os pais se juntam e contratam uma pessoa, geralmente da área da educação, para ficar com as crianças. Ao optar por esse serviço, os pais precisam estar atentos e avaliar o espaço em que deixarão seus filhos. É necessário conhecer desde a infraestrutura e a programação das atividades até quem serão as pessoas que vão ficar com as crianças. E esse último quesito é o mais importante a ser observado.

É fundamental também saber quais são as idades das crianças que ficarão juntas. Crianças de 2 a 15 anos juntas, por exemplo, é algo que não costuma dar certo pois as atividades são arbitrarias, os gostos são diferentes e até mesmo os interesses se divergem. Outra coisa importante a ser observada é a alimentação. Os pais devem ter acesso ao cardápio de comidas e lanches que os filhos consumirão durante o dia.

Por fim, a colônia de férias deve ser realmente um lugar aconchegante e leve, que proporcione não apenas diversão, mas também aprendizado às crianças. Apenas dessa maneira a criançada poderá se divertir e os pais poderão ficar tranquilos por terem feito a melhor escolha.

Papais e mamães, nos momentos livres, estejam realmente presentes para seus filhos. Levem eles para um passeio ou convidem para ajudar com as tarefas do almoço. O período das férias é um ótimo momento para vocês se divertirem juntos e aproveitarem a companhia um do outro. São essas lembranças, que demonstram o quanto a criança é amada, que ficarão para sempre na memória.

Boas férias a todos!

Deixe sua opinião