Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
math-1500720__340
foto_esthercristinapereira
Esther Cristina Pereira

Educação, Família e Escola

Reflexões sobre educação e a relação escola-família

A criança muda seu comportamento longe dos pais?

Aspectos como autonomia e desenvoltura mudam quando a criança está sem a proteção paternal

baby-girl-shy-emotions-160477

É impressionante perceber o quanto a criança é autônoma quando seus pais não estão presentes. E como seu comportamento pode mudar longe da proteção materna e paterna.

Isso acontece tanto na escola, quanto na casa de um amigo ou em qualquer situação em que a criança esteja só. Aspectos do comportamento como a desenvoltura, a auto regulação, o lutar pelas suas necessidades nos deixa muito impressionados.

Um exemplo disso é o acantonamento que muitas escolas fazem, quando as crianças dormem fora de casa sob a supervisão dos professores. As crianças simplesmente são outras neste tipo de atividade: ficam mais desenvoltas e vivem uma sensação diferente de liberdade.

Mas por que será que a criança fica tão diferente quando está com os pais e afastada deles? Qual é o verdadeiro sentimento que essa criança transpassa ? Porque ela fica diferente?

Tenho conversado muito com as famílias sobre este tipo de assunto e vejo que nós, os adultos da relação, muitas vezes prejudicamos nossos filhos em seu crescimento como pessoa.

Não permitimos o sofrimento, não permitimos ouvir um “não”… E isso acaba gerando neles um envólucro de “não possibilidades”.

Eles não crescem, não florescem. Tudo porque ficamos agarrados a eles.

Dessa forma, é preciso refletir sobre nosso papel paterno e materno diante do desenvolvimento emocional e comportamental dos nossos pequenos.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também