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Um estudo do Montreal Neurological Institute e da Concordia University comprovou que faz diferença que as crianças tenham aulas de música desde cedo. Tomografias compararam o cérebro de músicos que começaram a aprender um instrumento antes dos sete anos de idade com o daqueles que, mesmo tendo tempo de experiência igual, começaram mais tarde. O exame revelou que o primeiro grupo estabeleceu conexões mais fortes entre regiões motoras – áreas do cérebro ligadas ao planejamento e à execução de movimentos – do que o segundo grupo, o que lhes garante maior precisão e exatidão nos movimentos.

Mas isso não significa que se deva impor a todo custo que a criança aprenda um instrumento desde pequena. Já se sabe que atividades que nos dão prazer têm mais chances de criar mudanças no cérebro. Então, obrigar uma criança que não tem a mínima vontade de aprender um instrumento a ter aulas de música pode desperdiçar todo o potencial de sua idade. Aliás, forçá-la a aprender a tocar pode causar o que o estudo chama de “estresse tóxico” – o aumento da produção de cortisol, um hormônio ligado ao estresse que pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro.

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Caso se ofereçam várias opções de instrumentos e métodos para a criança e ela se atrai por um, tudo bem. Se não, não tem problema – não é preciso pensar que “é agora ou nunca”. O estudo indicou que fatores genéticos e ambientais têm relação com a tendência em começar a aprender cedo e com as diferenças na estrutura cerebral e no comportamento. Quando esse interesse se desenvolve, pode-se aprender música em qualquer idade.

 

Com informações de Todays Parents.

 

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