Embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado vale muito a pena.
Embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado vale muito a pena.| Foto: Unsplash/Myles Tan

Quando nasce um bebê, sua sobrevivência depende totalmente do cuidado de seus pais. Ele precisa dos pais para se alimentar, para se manter limpo, para se aquecer no frio e por aí vai. A medida em que vai crescendo, também vai conquistando, naturalmente, mais autonomia. Aprende a engatinhar, depois a andar, a comer e a tomar banho sozinho. É todo um caminho rumo a independência.  

Siga o Sempre Família no Instagram!

Acontece que, apesar de saberem que é bom para os filhos se tornarem mais autossuficientes e responsáveis, os pais tendem, por puro instinto, a facilitar as coisas para os pequenos. É de se compreender, afinal, quem gosta de ver aqueles serzinhos encantadores fracassando e se frustrando com algo?  

Mas acredite, embora leve tempo e exija esforço ajudar os filhos a serem independentes, o resultado disso vale muito a pena. Para ajudar os pais nessa tarefa, o site norte-americano Parents publicou uma lista com 6 coisas simples que podem ser feitas diariamente e que ajudarão seu filho a ser mais independente. Confira:

  1. Deixe-o cometer erros 

    A gente sabe, é de doer o coração de qualquer pai e mãe ver o filho chateado e frustrado por ter cometido algum erro. Mas não tem jeito, é somente permitindo que isso aconteça que os pequenos aprenderão a superar com confiança as dificuldades.

    O segredo está em saber aproveitar essas oportunidades para ensinar seu filho a desenvolver uma mentalidade construtiva. Então, quando ele cometer algum erro, diga que está tudo bem, que não há problema algum em errar e ajude-o a pensar no que ele deve fazer para se sair melhor da próxima vez. 
  2. Envolva-o nas tarefas domésticas  

    Pode parecer que não, mas quando as crianças sentem que podem contribuir de verdade com a organização da casa elas ficam felizes e muito mais dispostas a ajudar. Então, convide seu filho para começar a realizar pequenas tarefas domésticas, sempre de acordo com sua idade.  

    O importante aqui não é o cumprimento da tarefa em si, mas que ela exija que seu filho pense com antecedência e planejamento. Você pode ajudá-lo nisso fazendo perguntas sobre as coisas que precisam ser feitas: "você viu que o cesto de roupas já está cheio? O que você pode fazer com isso?". E só depois, incentive-o a levar as roupas até a máquina de lavar. Essas pequenas tarefas farão com que ele se sinta cada vez mais capacitado. 
  3. Incentive-o a fazer escolhas 

    Nós estamos o tempo todo fazendo escolhas. Pequenas ou grandes, as escolhas estão sempre a nossa frente mesmo sem percebermos. E será assim até o fim da nossa vida. Por isso, quanto antes você incentivar seu filho a fazer escolhas, melhor. Isso fará com que ele crie confiança em suas habilidades de tomada de decisão e o ajudará a construir um senso de responsabilidade. Além disso, ao receber dos pais oportunidades de fazer suas próprias escolhas, a criança se sentirá respeitada em seus desejos e preferências. 

    Mas lembre-se, ao mesmo tempo, que opções demais podem acabar confundindo seu filho. Por isso, procure sempre oferecer duas ou três opções. Por exemplo, em vez de perguntar o que ele quer comer no almoço, pergunte se ele prefere arroz e feijão ou macarrão.  
  4. Permita que ele explore o mundo sozinho  

    Seu filho nunca se tornará independente se você não lhe der a chance de realmente ser. Então, permita que ele explore o mundo sem ser supervisionado em excesso. Usando o bom senso, deixe que ele ande um pouco à sua frente na calçada. Ou então, quando forem a algum restaurante, deixe que ele mesmo faça seu pedido e, ao final, pague a conta. Deixe-o "se virar" sozinho em algumas situações. Tudo isso o ajudará a criar confiança em si mesmo.  
  5. Evite correções excessivas 

    Quando seu filho estiver tentando fazer algo por conta própria, evite corrigi-lo demais. A ideia não é que ele faça um trabalho perfeito – afinal, ele ainda tem um longo caminho para chegar até lá - mas sim que ele desenvolva o senso de responsabilidade. Esforçar-se para fazer algo e ser corrigido continuamente desanima qualquer um, não é?  
  6. Torne sua casa uma aliada

    Você sabia que até a sua casa pode contribuir – ou não – para o processo de independência de seu pequeno? Se todos os ambientes, móveis e objetos de sua casa são inacessíveis para seu filho, será muito difícil ele desenvolver essa habilidade. Então, pense em maneiras de incentivá-lo a fazer coisas sozinho.

    Por exemplo, você pode deixar suas xícaras, pratos e garfos em um armário mais baixo para que ele possa alcançá-los e, assim, ajudar a arrumar a mesa. Outra dica é pendurar um gancho na parede, mais ou menos na altura dos olhos de seu filho, para que ele pendure sua mochila sempre que chegar em casa. Manter um banquinho na cozinha também facilitará a vida de seu filho quando ele se dispuser a ajudar na louça ou a guardar as compras.  
Deixe sua opinião