Televisão e celular não precisam ser apenas assistente para manter seu filho ocupado enquanto você dá conta do home office
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Conforme as famílias em todos os lugares se ajustam às medidas de distanciamento social, com o fechamento de escolas, creches e locais de trabalho, os pais se veem às voltas com muitas perguntas sobre o uso de tecnologia por seus filhos. Rebecca Dore, especialista no assunto, oferece algumas dicas de como as crianças presas em casa podem aproveitar ao máximo o seu tempo em frente às telas.

1. Escolha conteúdo educacional de alta qualidade

Em vez de simplesmente deixar o controle remoto, tablet ou celular nas mãos da criança, os pais podem ajudá-la escolhendo conteúdos que valham a pena. Para crianças que têm por volta de 3 anos de idade, programas educativos de qualidade podem ajudá-las a aprender sobre palavras e números e até sobre fatos importantes a respeito de como se manter seguro – e pesquisas comprovam isso.

Isso significa que o tempo diante das telas não precisa ser apenas uma maneira de manter seu filho ocupado enquanto você envia alguns e-mails ou cuida das tarefas domésticas. Outra maneira de conectar o tempo de tela ao aprendizado é perceber os interesses de seu filho e encontrar conteúdos educacionais que correspondam aos temas pelos quais ele está obcecado. Se o seu filho está implorando para ajudar a fazer pão, encontre um vídeo que mostra a ciência por trás de como o fermento atua na massa.

2. Use as mídias junto com as crianças

Embora os adultos frequentemente utilizem a televisão, o celular ou o tablet como babá, as crianças pequenas tiram mais proveito delas quando as usam ao lado de um adulto. Afinal, os adultos podem ajudá-las a entender o que está acontecendo e a fazer conexões com o mundo real. Um estudo descobriu que quando crianças de 3 anos assistiam sozinhas a um episódio de Dora, a Aventureira, 75% delas acharam que as palavras em espanhol do programa não eram reais ou disseram não ter certeza se existiam de verdade. Não é de surpreender que, segundo esse estudo, essas crianças apresentaram menos probabilidade de aprender com o programa.

Os pais podem ajudar assistindo com as crianças, conversando com elas sobre o que estão vendo e amarrando o conteúdo com a sua vida cotidiana. Por exemplo, a mãe ou o pai podem observar que a língua que Dora está falando é a língua de quase todos os países vizinhos do Brasil.

Encontrar tempo e energias para fazer isso é sempre algo mais fácil de dizer do que de fazer – especialmente quando as crianças estão em casa e precisam se divertir o tempo todo, enquanto os pais estão por perto fazendo o home office. Mas mesmo quando você sente que não tem tempo ou energia para assistir, ouvir ou jogar junto com a criança, existem algumas maneiras de encaixar essas atividades mesmo em uma agenda cheia.

Peça ao seu filho que ouça um e-book na mesa da cozinha enquanto você faz o jantar. Você pode prestar atenção e depois falar sobre isso com ele. Ou ouça junto com ele um podcast apropriado para a sua idade enquanto você passa a roupa em vez de eixar seu filho diante da tevê em outro cômodo.

3. Priorize criar a consumir

As crianças podem fazer mais do que simplesmente sentar em frente à televisão e assistir a conteúdos criados por outras pessoas. Em vez disso, elas podem usar a tecnologia de maneiras criativa e imaginativa. Encontre aplicativos e sites interativos, que permitam dar vazão à criatividade das crianças enquanto usam o tablet ou o celular.

As crianças também podem usar a tecnologia para criar seus próprios vídeos e compartilhar com familiares e amigos. Elas podem se divertir filmando uma peça ou produzindo um vídeo instrutivo para ensinar aos avós como jogar seu videogame favorito.

*Pesquisadora na área de Primeira Infância na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

©2020 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

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