Crianças que nunca receberam um livro de presente são mais propensas a ter um nível de leitura inferior ao esperado para a sua idade
| Foto: Jonathan Borba/Unsplash

O Natal já está aí. E se você está se perguntando o que dar ao seu filho, aos filhos de seus amigos, aos seus sobrinhos ou a qualquer criança que faça parte da sua vida, eu recomendo veementemente livros ilustrados. Muitas pessoas conseguem se lembrar de um livro favorito da sua infância. Infelizmente, um relatório de 2011 mostrou que o número de crianças britânicas que dizem ter pelo menos um livro caiu.

O relatório também mostrou uma clara relação entre ganhar livros de presente e a habilidade de leitura. Crianças que disseram nunca ter recebido um livro de presente se mostraram mais propensas a ter um nível de leitura inferior ao esperado para a sua idade.

Há inúmeros benefícios em ler em voz alta para as crianças, que incluem o desenvolvimento de suas habilidades de linguagem e o conhecimento de sinais linguísticos e convenções de leitura. Trata-se de compreender que os rabiscos na página representam palavras e que as palavras contam uma história. Esse conhecimento dá às pequenas um bom ponto de partida na hora de serem alfabetizadas na escola.

  1. Ler para as crianças aumenta o seu vocabulário. Pesquisas mostram que os livros têm uma gama de palavras maior do que as conversas – e também apontam que as conversas que acontecem durante a leitura têm grande importância. Os adultos devem conversar com as crianças sobre as ideias que aparecem nos livros à medida em que vão surgindo, em vez de simplesmente ler um livro do começo ao fim. Conversar sobre as ilustrações ou sobre o que aconteceu na história pode levar a conversas mais ricas e aprimorar o desenvolvimento linguístico. Quanto mais palavras conhecemos, mais simples é reconhecê-las e compreender o significado de um texto. As crianças que leem mais se tornam leitoras melhores e estudantes mais bem-sucedidas.
  2. Livros podem melhorar as habilidades das crianças em ciências e matemática. Livros infantis podem trazer conceitos de matemática e ciências através de uma narrativa, o que facilita a sua assimilação pelas crianças. Alguns livros são explicitamente dedicados a conceitos como números. Outros incorporam os conceitos de modo mais sutil. Com a história dos Três Porquinhos, por exemplo, as crianças podem aprender sobre as propriedades de matérias como a palha, a madeira e o tijolo. Um estudo realizado nos Países Baixos constatou que crianças em idade pré-escolar que foram envolvidas em leituras de livros infantis e conversas sobre os conceitos de matemática neles contidos melhoraram o seu desempenho matemático, em comparação com um grupo de controle composto por crianças que não tiveram contato com esses livros.
  3. Livros são espelhos e janelas. Há quase 30 anos, a professora de literatura infantil Rudine Sims Bishop escreveu que os livros podem ser janelas, através das quais vemos outros mundos. Essas janelas podem se tornar portas quando usamos a nossa imaginação para nos tornar parte desses mundos. Os livros também podem ser espelhos, quando vemos nossas próprias vidas e experiências em suas páginas. Nesse sentido, eles reafirmam nosso lugar no mundo. As crianças precisam desses dois tipos de livros para entender as pessoas que vêm de culturas diferentes e têm formas diferentes de pensar e de fazer as coisas. Os livros podem mostrar que crianças de todas as culturas são valorizadas na sociedade. Crianças que nunca se veem representadas nos livros podem se sentir marginalizadas.
  4. Livros podem combater estereótipos. As crianças aprendem estereótipos de gênero bem cedo. Um estudo mostrou que meninas de anos já são menos propensas do que os meninos a pensar que as meninas são “muito, muito inteligentes” – e começam a evitar atividades pensadas para crianças “muito, muito inteligentes”. Livros infantis podem desafiar esse e outros estereótipos. Ler livros que retratem, por exemplo, meninas como cientistas e engenheiras pode ajudar as crianças a mudar essas crenças e as atividades que desempenham em decorrência delas.
  5. Só possuir mais livros já aprimora a educação. Um estudo que revisou dados de 27 países descobriu que crianças que cresceram em lares com muitos livros alcançaram três anos a mais de escolaridade do que crianças de casas sem livros. Isso se deu independentemente da escolaridade, ocupação ou classe social dos pais. Adultos têm o dever de formar bons hábitos de leitura nas crianças, transmitindo a elas o gosto por essa atividade. Dar às crianças o amor pela leitura pode ser o melhor presente que elas irão ganhar.

*Professora de Primeira Infância e Educação Infantil na Universidade de Canberra, na Austrália.

©2019 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

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