Cuidados

5 dicas para os pais reforçarem a importância da higiene pessoal para as crianças

Atividades lúdicas e explicativas ajudam a conscientizar e a divertir as crianças nos momentos de higiene pessoal

  • Por Lorena Lafraia
  • 23/03/2020 14:23
5 dicas para os pais reforçarem a importância da higiene pessoal para as crianças
| Foto: Bigstock

Em tempos de novo coronavírus, é normal que os pais fiquem um pouco receosos sobre a maneira de falar sobre isso com as crianças. Já sabemos que, em primeiro lugar, é preciso manter a calma, afinal as crianças tendem a ficar mais ansiosas quando percebem a ansiedade dos pais. Mas para protegê-las de maneira prática, o mais importante é não deixar de estimular e incentivar os pequenos a reforçarem os cuidados com a higiene pessoal.

Segundo a pedagoga e diretora da Escola Peixinho Dourado Marianna Canova, uma boa dica para os pais, é procurar um caminho mais lúdico e explicativo. Assim, esses momentos de higiene, como lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes deixam de ser uma obrigação para as crianças e se tornam momentos divertidos e esperados por elas. “Tem famílias que seguram a criança para escovar os dentes, nada disso é necessário. Existem algumas atividades que podem mostrar para a criança a importância desses hábitos”, explica a pedagoga.

Confira as sugestões da especialista para conscientizar as crianças sobre a importância da higiene pessoal e, ainda, deixar esses momentos mais divertidos:

Lavagem das mãos

  • Tinta guache

    Peça para a criança “lavar as mãos” com uma tinta guache. Explique que é assim que a mão dela fica quando está brincando em algum lugar, só que a sujeira são os vírus e bactérias – que são invisíveis. Depois, peça para ela lavar a mão com água e sabão e explique que é preciso que toda a tinha vá embora. Mostre que, para isso, será necessário lavar bem as palmas das mãos, esfregar entre os dedos, lavar o pulso, as unhas, etc. Assim, os pequenos perceberão que a sujeira não sai facilmente e que, por isso, é preciso sempre lavar as mãos por bastante tempo e com muita atenção.  
  • Água, orégano e sabão

    Para alertar os pequenos sobre o risco de contágio do novo coronavírus, pais e mães de todo o mundo começaram a fazer com as crianças um experimento lúdico com água, orégano e sabão. Os vídeos gravados pelos pais viralizaram nas redes sociais nos últimos dias e, segundo Marianna, a brincadeira realmente funciona.

    Encha um recipiente com água e acrescente umas duas colheres de orégano. Em outro recipiente, coloque água com sabão (pode ser detergente). Em seguida, peça para a criança colocar a mão no pote com água e orégano e explique que aquela “sujeira” representa os vírus e bactérias que podem estar em todo lugar. Depois, peça ao seu filho para lavar aquela sujeira na água com sabão e colocar novamente o dedo na água com orégano. Por causa do sabão presente no dedo da criança, o orégano se afastará rapidamente, mostrando aos pequenos que lavar as mãos afasta o vírus.

Escovação dental

  • “Bichinho no dente”

    Imprima uma foto grande de um sorriso com os dentes aparentes. Depois, em uma folha de acetato transparente ou um pedaço de saquinho plástico, desenhe com canetinha preta alguns “bichinhos”, representando as bactérias bucais, e coloque a folha em cima da imagem do sorriso (com a área pintada para cima). Explique aos pequenos que, quando não escovamos direito os dentes, aqueles bichinhos atrapalham o nosso sorriso e fazem mal para a nossa saúde. Pegue uma escova de dentes que não está sendo mais usada e, junto com a criança, “escove” os dentes da foto até todos os bichinhos sumirem. Para facilitar, prenda as duas folhas com uma fita adesiva.

Banho

  • Brincadeiras musicais

    A hora do banho pode ficar mais divertida para os pequenos – e menos cansativa para os pais – com brincadeiras musicais. Depois de ensinar seu filho a lavar bem todas as partes do corpo (você deve ajudá-lo a limpar as áreas mais delicadas), cante uma música que ele goste e peça para ele continuar cantando quando você parar. Para que a limpeza seja bem completa, explique que a esfregação com a esponja pelo corpo deve durar até o fim da música. Com certeza esse momento renderá boas risadas.
  • Livros

    O gosto pela leitura também pode ser fomentado durante o banho. Aproveite esse momento, para ler algum livro infantil para a criança enquanto ela lava as partes do corpo. Assim como a dica da música, você pode explicar que ela só estará bem limpinha quando a leitura terminar.

    Durante esses momentos, é importante deixar claro para os pequenos que, apesar da diversão, esses cuidados com a higiene pessoal são muito sérios e fundamentais para a saúde.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.