Bigstock
Bigstock| Foto:

Muitos pais de primeira viagem que fazem tudo para ter uma noite completa de um glorioso sono sem interrupções ainda temem diante da ideia de deixar o bebê chorar até que adormeça. Mas um novo estudo indica que o método é eficaz e não causa estresse ou problemas emocionais duradouros para os bebês.

Pesquisadores australianos acompanharam 43 casais com bebês entre 6 e 16 meses de idade que tinham uma queixa em comum: os seus filhos tinham problemas para dormir. Os pesquisadores instruíram um terço dos casais sobre a extinção gradual, o termo técnico para deixar o bebê chorar até dormir. Pediu-se aos pais que saíssem do quarto logo depois de deixar o bebê pronto para dormir e demorar para voltar se o bebê começasse a chorar.

Outro terço dos casais foi solicitado a tentar um novo tipo de treinamento do sono chamado desvanecimento depois de se deitar. Os pais colocariam o bebê no berço quase na hora em que o bebê costuma dormir e ficariam no quarto até que ele pegasse no sono.

O restante dos pais não aplicou nenhuma técnica específica. Três meses depois do início do estudo, os pesquisadores descobriram que os bebês do primeiro grupo pegaram no sono quase 15 minutos mais rápido que os do 3º grupo. Já os bebês do 2º grupo foram 12 minutos mais rápido que os do 3º.

O autor do estudo, Michael Gradisar, professor da Universidade Finders, de Adelaide, comenta: “O que os nossos dados provavelmente não captam é a paz na mente durante as horas de sono que vemos quando trabalhamos com famílias”.

Os pesquisadores perceberam que o grupo que deixou que os bebês chorassem conseguiu melhoras também em outros aspectos durante o estudo, incluindo o número de vezes que os bebês acordaram durante a noite e o seu tempo total de sono.

Marsha Weinraub, da Universidade de Temple, concorda que o sono ganho pode ajudar tanto os bebês quanto os pais. “Quando você está esperando o seu bebê dormir, cada minuto conta”, diz ela, que não esteve envolvida no estudo publicado no último dia 24/05 na revista Pediatrics.

Ainda que a técnica do 2º grupo também pareça eficaz, é menos do que a de extinção gradual. Weinraub sugere que os pais devem tentar deixar o bebê chorar até dormir, se se sentirem confortáveis com isso.

 

Com informações de CNN Español.

Colaborou: Felipe Koller

Deixe sua opinião