Resiliência

10 dicas para ensinar seus filhos a superar obstáculos

  • Por Equipe Sempre Família
  • 31/05/2020 08:50
Eduque os seus filhos para a resiliência e a criatividade e ensine a eles que obstáculos estão aí para serem superados.
Eduque os seus filhos para a resiliência e a criatividade e ensine a eles que obstáculos estão aí para serem superados.| Foto: Bigstock

Nós somos incrivelmente capazes de realizar muitas coisas. Temos um enorme potencial. Quando, porém, decidimos aplicar esse potencial à resolução de um problema, na maioria das vezes nos deparamos com obstáculos, maiores ou menores. Sem resiliência para aguentar o tranco e sem criatividade para dar a volta por cima, simplesmente desistimos – sendo que às vezes o sucesso está ali na esquina nos esperando.

Para levar nossos filhos a desenvolverem todo o seu potencial, é importante fazê-los entender que os obstáculos estão aí para serem superados e que vale a pena se esforçar para alcançar nossos objetivos. Por isso, com base em uma lista publicada no site norte-americano All Pro Dad, reunimos essas 10 maneiras que podem ajudar vocês, pai e mãe, a educar os seus filhos para lidar com as contrariedades da vida:

  1. Seja um exemplo

    As crianças aprendem muito do que sabem sobre resolução de problemas com aquilo que observam de seus pais. Encarar os seus desafios pessoais e compartilhar a satisfação de superá-los tem um impacto enorme para os pequenos.
  2. Dê aos seus filhos as ferramentas certas

    Não há como superar obstáculos sem as ferramentas apropriadas: motivação, autoconfiança, perseverança, retidão de caráter e experiência em resolver pequenos problemas.
  3. Brinquem com jogos de resolução de problemas

    Caça à bandeira, jogos de tabuleiro, jogos de palavras e outras brincadeiras ajudam as crianças a entender que obstáculos são um elemento importante para uma experiência de vida rica e plena.
  4. Entenda a diferença entre “infância” e “irrelevância”

    Isso é importante! Há muitos pais que não esperam nenhuma responsabilidade de seus filhos. Se você não espera nada dele, é isso que você vai ter. Aliás, quando não deixamos que as crianças contribuam com a vida da família, elas tendem a desenvolver outras habilidades – geralmente, destrutivas.
  5. Ofereça oportunidades para que eles pratiquem

    Introduza obstáculos com os quais os seus filhos consigam lidar. Ensine-os a desenvolver estratégias, ponha confiança neles e os parabenize quando eles tiverem sucesso. Envolva-os no planejamento dos passeios, das férias e de eventos da família.
  6. Não reforce a desistência

    Nunca resolva um problema para os seus filhos que eles possam resolver, com a sua ajuda, sozinhos. Mostre a eles que continuar tentando é muito mais recompensador que desistir.
  7. Esteja ao lado deles quando o fracasso estiver à espreita

    É o outro lado da moeda. Não abandone seus filhos ao fracasso quando a luta for difícil. Ajude-os a reavaliar a situação, dê todo o apoio se o que falta for um empurrãozinho e os aconselhe se o obstáculo for simplesmente intransponível.
  8. Introduza conversas sobre resolução de problemas na mesa do almoço ou do jantar

    “Ei, o que vocês acham disso?” “Estou em uma situação desafiadora – alguém tem alguma ideia?” “Decidimos cortar 10% das nossas despesas – vamos conversar sobre como podemos, juntos, fazer isso funcionar”.
  9. Voluntarie-se com seus filhos

    Encontre uma organização que cuide de pessoas deficientes ou idosas – que com o seu testemunho vão ensinar aos seus filhos que podemos superar os obstáculos. Engajem-se em projetos em seu bairro ou em sua igreja que exijam criatividade – e deixe que as crianças estejam à frente.
  10. Não esqueça: é importante ter equilíbrio

    Às vezes é necessário pedir ajuda diante dos obstáculos. Não vale a pena dar murro em ponta de faca. Não deixe que os seus filhos confundam tenacidade e perseverança com teimosia e obstinação.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.