Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Saúde, Trabalho

Durante o trabalho também é possível fazer exercícios físicos

O preparador físico Marcio Atalla, famoso pelo quadro Medida Certa, do Fantástico, dá algumas dicas para vencer o sedentarismo e se mexer mesmo durante o horário de trabalho

Falta de tempo não é mais uma desculpa para deixar de fazer exercícios físicos. O preparador físico Marcio Atalla, famoso pelo quadro Medida Certa, do Fantástico, dá algumas dicas para vencer o sedentarismo e se mexer mesmo durante o horário de trabalho. Veja as orientações dele para exercitar-se no trabalho:

  1. Substitua o elevador pela escada. Doze andares por dia são, em média, 11 centímetros a menos de circunferência por mês e uma grande melhora cardiovascular.
  2. Ande! Em vez de mandar e-mail para um colega no mesmo piso, vá conversar com ele. Levante para buscar água. O ideal é fazer pequenas pausas a cada hora de pelo dois minutos.
  3. Se possível, aposente o carro e passe a utilizar a bicicleta ou o transporte público. Se sua casa for próxima ao trabalho, por que não ir andando? Pequenos trajetos do escritório ao restaurante, da casa à padaria também valem! Acumule movimento!
  4. Aproveite os momentos em pé para fazer exercícios também – fique na ponta dos pés enquanto espera para fazer cópias ou impressões.
  5. Sentado na sua cadeira do escritório também é possível fazer alguns exercícios, como juntar as mãos como se estivesse dando um aperto em si mesmo e tentar separá-las (resistindo). Segure por 10 segundos e solte, faça pelo menos cinco repetições.
  6. Depois dos exercícios, ingira algo com açúcar, como um picolé ou uma banana, que são ótimos para repor a energia rapidamente.

Segundo o preparador físico, para que façam efeito, essas atitudes devem fazer parte da rotina da pessoa, pois “adianta muito pouco ou quase nada fazer só uma vez por semana. O ideal é que os comportamentos sejam diários”.

 

Leia também