Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Divulgação/ Sicredi
Divulgação/ Sicredi
Educação dos filhos

Desenho animado da Turma da Mônica ajuda pais a falarem sobre educação financeira com os filhos

Os vídeos podem ser acessados no canal do Youtube da Sicredi, empresa idealizadora do projeto, e que também distribui em todo o Brasil os gibis da Turma da Mônica que falam sobre o tema

Colaborou: Mellanie Anversa 

Gasta aqui, gasta lá. Gastar é um verbo que não sai do dia a dia dos brasileiros, principalmente se há crianças em casa. Não é fácil explicar aos pequenos que o dinheiro do caixa eletrônico vem, na verdade, do esforço mensal dos pais. Convencê-los, então, que a quantia tem limite parece coisa do outro mundo.

O trabalho não é fácil, porém não é impossível e pode ser mais simples do que imagina. Decidindo dar um passo no caminho de ainda na infância conscientizar as crianças sobre o bom uso do dinheiro, a Sicredi, instituição financeira cooperativa, e a Mauricio de Sousa Produções lançam, neste anos, três desenhos animados da Turma da Mônica com histórias que trazem a educação financeira como tema central.

Em quadrinhos, Turma da Mônica ensina crianças a lidar com o dinheiro

Como a noção de economia e controle das finanças não começa quando o indivíduo se torna adulto, mas, sim, quando seus valores ainda estão em formação, na infância. A turma do bairro do Limoeiro explica, em três episódios de um minuto e meio, questões como: a origem do dinheiro, orçamento familiar e a recompensa que recebe aquele que sabe administrar gastos. A linguagem utilizada é leve e adequada à realidade das crianças, e a expectativa dos idealizadores do projeto é mudar os hábitos de consumo dos brasileiros no médio prazo.

Além dos desenhos, a parceria entre as duas instituições lança a quarta edição da revista em quadrinhos especial da Turma da Mônica sobre educação financeira. A novidade renova o projeto iniciado em 2018, em que três gibis da turminha sobre educação financeira foram lançados.

Os vídeos podem ser acessados pelo canal oficial do Sicredil, no Youtube. Já o gibi pode ser adquirido em qualquer uma das 1.700 agências da Sicredi, em todo o Brasil, sem custo algum. A iniciativa faz parte das ações realizadas pela instituição financeira para a Semana Nacional da Educação Financeira, promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que acontece entre os dias 20 e 26 de maio deste ano.

A condição financeira do brasileiro

Iniciativas como essa são importantes para diminuir os índices de endividamento dos brasileiros. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 62,7% da população brasileira está endividada (dados de abril de 2019).

E os números regionais também assustam. No Paraná, por exemplo, 88,9% da população está devendo. O indicativo divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FercomércioPR) também mostra o principal vilão dos paranaenses: 75,1% possui o cartão de crédito como principal fonte de dívida.

Com números tão altos, não há como fechar os olhos para questões importantes como essa. Por isso, 2,1 milhões das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica em parceria com a Sicredi foram distribuídas, com o intuito de impactar o orçamento familiar dos brasileiros.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também