Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.| Foto:

Nas últimas semanas muitas pessoas entraram na onda da campanha de doação de livros pelas redes sociais. Para participar, quem entra precisa mandar um livro para a criança indicada na rede e levar outras seis. Cada uma dessas deverá mandar o livro para uma outra criança que está na fila. Mas a brincadeira pode não dar muito certo, já que ela funciona num esquema de pirâmide e, se alguém quebrar a corrente, os outros deixarão de ganhar.

Felizmente existe uma outra forma de ganhar novos livros na internet: os sites de troca. Dessa forma, é possível renovar sua estante sem gastar. No Brasil existe uma série de sites que permitem criar perfis para trocas. O sistema funciona basicamente da seguinte forma: você monta uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de ter; quando um usuário solicitar um dos seus títulos, você o envia pelo correio e disponibiliza o código de rastreamento; quando o livro chega ao destinatário, a pessoa registra o recebimento no site e o usuário ganha um ponto para solicitar outro livro.

Confira alguns sites e boa leitura:

Livra Livro

No Livra Livro, você faz um cadastro e escolhe o tipo de plano que deseja. Gratuitamente você pode trocar uma obra por vez. A cada livro trocado você acumula pontos e com eles solicita outros títulos. O site permite ainda receber alertas de livros para troca pelo Facebook e Twitter.

Skoob

A Skoob se considera a maior rede social sobre literatura do país. Dessa forma, além de trocar os livros, você pode fazer amigos e trocar ideias e opiniões. Após se cadastrar, a pessoa monta sua estante de livros em busca de títulos. O espaço permite ainda que você classifique e faça resenhas daqueles que leu.

BookMooch

No BookMooch a troca também vale pontos. Se quiser, você também pode doar seus livros para instituições cadastradas, como hospitais infantis. É uma comunidade internacional e, por isso, tem opções de literatura estrangeira.

Bookcrossing 

O conceito do BookCrossing é um pouco diferente. A ideia é disponibilizar livros em locais públicos para serem encontrados e lidos por diferentes leitores, que deverão fazer o mesmo depois. Hoje ele está presente em 132 países, com quase 11 milhões de livros registrados e 2,5 milhões de membros. Você não é obrigado a se registrar, mas ao fazê-lo tem direito a participar de fóruns, registrar seus próprios livros, entre outras atividades.

Deixe sua opinião