Easter Egg Roll, na Casa Branca. (Crédito: divulgação/Casa Branca)| Foto:

Ao longo da história, povos de todo o mundo adicionaram à principal festa cristã elementos lúdicos que se desenvolveram de forma paralela à solenidade prevista nas cerimônias religiosas da Páscoa. A motivação desses eventos nem sempre tem algo a ver com a ressurreição de Cristo. Algumas se tornaram celebrações cívicas oficiais, quase sempre dedicadas às crianças, como o Easter Egg Roll, nos Estados Unidos. Outras parecem apenas aproveitar a festa religiosa como um boa oportunidade de reunir os amigos e a família para momentos de diversão.

CARREGANDO :)

 

Estados Unidos

Publicidade

Em Washington, nos Estados Unidos, acontece todos os anos o evento The White House Easter Egg Roll: na segunda-feira após a Páscoa, o gramado da Casa Branca é o palco de uma corrida em que as crianças devem rolar seus ovos de páscoa com uma grande colher, seguido de um grande piquenique que reúne centenas de famílias. O evento começou em 1814, no gramado do Capitólio, e em 1877 passou a ser realizado na residência do presidente dos Estados Unidos que, tradicionalmente, participa lendo histórias para as crianças e atuando como juiz das competições. Cantores e personalidades da mídia também costumam marcar presença.

Veja imagens do Easter Egg Roll de 2013:

 

Publicidade

 

Itália

Na Itália, uma tradição mantida na cidade de Florença diz que durante a primeira cruzada, em 1096, o cavaleiro Pazzino de’ Pazzi foi o primeiro a fincar o estandarte da cruz entre as muralhas de Jerusalém. Pelo feito, recebeu como presente alguns fragmentos de rocha do Santo Sepulcro. Ao voltar a Florença, as pedras foram usadas para acender o Fogo Santo da Vigília Pascal e desfilaram pela cidade em uma carruagem ricamente decorada. Atualmente, a cerimônia do Scoppio del Carro (Explosão do Carro) segue a forma adotada por volta do século XIV: no domingo de Páscoa, um grande vagão é puxado por bois brancos pelas ruas do centro da cidade, até a frente da catedral. Quando se começa a cantar o Glória dentro da igreja, o cardeal-arcebispo acende, com o fogo produzido a partir das pedras do Sepulcro, um foguete em forma de pomba que chega até o vagão através de um fio metálico, dando início a uma grande explosão de fogos de artifício.

 

Publicidade

Alemanha

Na Alemanha, são muito comuns os ovos cozidos decorados que habitualmente são escondidos nos jardins pelos adultos para que as crianças os encontrem. A própria preparação dos ovos é considerada um ritual familiar que exige uma série de processos cuidadosos, envolvendo o uso de tintas comestíveis a habilidade de pintar usando finos bastões. Para as crianças, é o coelho da páscoa quem traz os ovos que surgem em seu gramado. Na culinária, o Osterlamm, literalmente “cordeiro da Páscoa”, chama a atenção por não se tratar de um cordeiro assado, mas sim de uma massa, geralmente doce, assada em fôrmas especiais que a deixam com a aparência de cordeiro. Trata-se de um tradição judaica que os cristãos assimilaram já que a imagem do cordeiro pode simbolizar tanto os sacrifícios relatados no Antigo Testamento como o próprio Jesus Cristo.

 

Dinamarca

Publicidade

Os dinamarqueses têm a Gækkebreve, brincadeira que consiste em distribuir, no domingo de Páscoa, cartas aos convidados para o almoço ou de um encontro com amigos. Os envelopes têm de ser manualmente decoradas e trazer rimas. Se o destinatário do bilhete descobrir quem o escreveu, ganha o direito de receber um ovo de páscoa do remetente, e se errar, o destinatário é quem tem que dar o ovo. Na Dinamarca, contudo, os ovos de páscoa industrializados não fazem tanto sucesso quanto no Brasil. Os artesanais ou mais refinados, feitos de chocolate puro, é que são os preferidos.

 

Leste Europeu

Publicidade

Na Eslováquia e na Polônia, o dia após a Páscoa é conhecida como Śmigus-Dyngus, “segunda-feira molhada”. Aos olhos de um estrangeiro, trata-se apenas de uma brincadeira, típica de crianças e adolescentes, em que um grupo tenta molhar o outro com baldes ou pistolas d’água. No entanto, para quem nasce no leste europeu, é um costume milenar. Os mais ortodoxos exigem, inclusive, que se use a vestimenta adequada – de colono – para participar da tradição.

Veja cenas de pessoas comemorando a Śmigus-Dyngus.