Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock
Crédito: Bigstock
Saúde

Cuidados com a escova de dentes podem garantir uma vida saudável

Veja algumas dicas simples de cuidados com a escova de dentes que podem garantir uma saúde melhor

O hábito de escovar os dentes ao menos três vezes ao dia é uma forma de manter não apenas a saúde bucal mas também de todo o organismo. Contudo ele pode não valer de nada se certos cuidados de higiene não forem tomados com a escova utilizada. Veja algumas dicas simples do diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Artur Cerri, que podem garantir uma saúde melhor.

  1. Troque a escova a cada três meses ou quando perceber que as cerdas estão gastas
  2. Não utilize porta-escova de dentes com tampa, pois ele não impede o crescimento de bactérias e acaba fornecendo um ambiente ainda mais propício para que elas se desenvolvam, já que vão ter calor e umidade.
  3. Armazene a escova em um pote aberto a uma distância de pelo menos um metro do vaso sanitário, para evitar que resquícios da água da descarga cheguem até as cerdas. Esse recipiente também deve ficar longe o suficiente da pia para evitar respingos enquanto outros membros da família lavam as mãos.
  4. Evite que as escovas da família entrem em contato umas com as outras, já que germes e bactérias presentes na boca de uma pessoa não são necessariamente os mesmos da de outra. Esse tipo de erro é especialmente prejudicial em casos de gripe, infecções bucais e dor de garganta.
  5. Limpe bem a escova após a escovação, porque dejetos de comida, pasta de dente e sangue podem ter ficado depositados nela, e eles são uma fonte de proliferação de bactérias, germes e parasitas.
Leia também