Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.
Comportamento, Entretenimento

Conheça Hevisaurus, a banda de dinossauros que toca heavy metal para crianças

Formado por metaleiros de verdade e compondo músicas que falam da rotina escolar, o grupo virou fenômeno no norte europeu

Pense numa mistura entre a Família Dinossauros e a banda Iron Maiden. Essa é uma boa imagem para descrever o novo fenômeno musical que saiu da Finlândia e está conquistando o mundo – ou pelo menos o mundo das crianças e de seus pais.

O Hevisaurus é um grupo que toca heavy metal para o público infantil usando fantasias de dinossauros. Mas não pensem em xilofones ou sons suaves, tradicionalmente vinculados à produção sonora para crianças. Musicalmente, a banda segue o estilo dos ícones do heavy metal, só que com letras apropriadas ao universo de seus ouvintes. Um dos sucessos, por exemplo, fala sobre o risco de se atrasar para escola, outros sobre fazer a lição de casa, sobre beber leite ou sobre as férias.

A banda foi fundada em 2009, tem 91 músicas já gravadas, mas só agora está alcançando projeção para além das fronteiras escandinavas. “Parece uma coisa totalmente louca: dinossauros tocando heavy metal para crianças. Mas, enfim… é divertido!”, diz Nino Laurenne, o produtor do grupo de rock jurássico, em entrevista recente à Fox News.

Ideia

Laurenne também é integrante de outra banda de metal, a Thunderstone, mas naquele projeto não usa fantasias de borracha e toca para adultos. A criação da Hevisaurus, contudo, é atribuída ao baterista da mesma Thunderstone, Mirka Rantanen. A ideia teria surgido depois de o metaleiro participar de concertos de música para crianças com seus filhos.

Em 2010, o álbum Hirmuliskojen Yö foi o segundo mais vendido da Finlândia, considerando todos os estilos musicais. O resultado rendeu à banda a versão local do Grammy.

Personagens

Uma história cheia de detalhes foi criada para explicar de onde vieram os personagens da Hevisaurus. Conta a lenda que cinco ovos de dinossauros foram enterrados numa montanha há 65 milhões de anos e milagrosamente sobreviveram à extinção. Os ovos, claro, eram de metal. Para desenterrá-los e trazê-los à vida, foi preciso que um raio atingisse a montanha e que uma bruxa bondosa os encontrasse logo em seguida.

Os nomes dos integrantes são Herra Hevisaurus, um tiranossauro rex; Komppi Momppi, um apatossauro; Milli Pilli, um tricerátopo e única fêmea do grupo; e Riffi Raffi, que na verdade não é um dinossauro, mas sim um dragão, embora seu ovo tenha sido encontrado no mesmo ninho.

Assista ao clipe de um dos maiores sucessos da banda:

Acesse o site oficial e veja mais vídeos.

Leia também