Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: KopArt, Amstelveen.
Crédito: KopArt, Amstelveen.
Terceira idade

Conheça a vila holandesa onde pacientes com demência vivem com autonomia

O lugar é comparado com o filme "O Show de Truman", onde as pessoas vivem numa cidade fictícia totalmente monitorada por câmeras

Hogeweyk é o nome da vila holandesa que abriga 152 idosos com demência, sendo a maior parte deles portadores de Alzheimer. Lá eles levam uma vida normal: fazem compras, convivem entre amigos, passeiam, vão ao cinema, entre outras atividades. E os 250 enfermeiros e especialistas que trabalham no lugar se comportam como se fossem funcionários do supermercado, atendentes do restaurante, ou mesmo vizinhos, e estão à disposição para ouvir as memórias de cada morador e atendê-los em momentos de necessidade. O lugar é comparado com o filme O Show de Truman, onde as pessoas vivem numa cidade fictícia totalmente monitorada por câmeras.

O mais incrível desse projeto, além da qualidade de vida e da autonomia que oferece aos seus moradores, é ver que os residentes recebem menos medicação que residentes de asilos convencionais e necessitam de menos medicação para controlar suas condições médicas.

A vila Hogeweyk foi desenhada pelos arquitetos Molenaar & Bol & VanDillen e inaugurada em dezembro de 2009. São 23 casas especialmente projetadas, além de ruas, praças, parques e jardins desenvolvidos para que os idosos possam transitar livremente sem grandes problemas. Não há travas nas portas e os moradores estão livres para circular a pé ou de bicicleta ao redor da aldeia, incluindo a escolha de visitar o supermercado ou café, assim como fariam no mundo real. Todos os funcionários são orientados para permitir que a vida dos moradores esteja o mais dentro da normalidade possível e sabem que estão lá apenas para dar apoio a situações delicadas dos idosos. O custo por habitante é semelhante às tradicionais casas de repouso da Europa, algo em torno de 5 mil euros por mês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 35,6 milhões de pessoas sofrem de demência, com 7,7 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano. Nesse ritmo, se espera que o número de pessoas com demência deve dobrar até 2030 e triplicar até 2050

Fonte: http://twistedsifter.com/2015/02/amazing-village-in-netherlands-just-for-people-with-dementia/

Leia também