Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collagem 2
Entretenimento

Compositor de clássicos infantis da TV Cultura lança trabalho novo

Castelo Rá-Tim-Bum, Glub Glub, Cocoricó e X-Tudo são alguns dos programas que usaram as canções de Hélio Ziskind

Se você nasceu nos anos 90 certamente em algum momento no chuveiro se lembrou de cantarolar Banho é Bom, aquela música cantada por um ratinho que aparecia no Castelo Rá-Tim-Bum, um clássico da TV Cultura. Essa e outras centenas de canções apresentadas em programas infantis da rede – como X-Tudo, Glub Glub e Cocoricó – fazem parte da trilha sonora de milhões de famílias em todo o Brasil. E foram feitas pela mesma pessoa: Hélio Ziskind.

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

O compositor que já ganhou seu lugar na história da música infantil brasileira está lançando um novo trabalho, em parceria com a MCD. Com o título Zis Canções animadas, o trabalho é formado por nove clipes, incluindo as já conhecidas e amadas pelas crianças Vitamina Tutti Frutti; Chuva, Chuvisco, Chuvarada, Nos Dias Quentes de Verão entre outras, em gravações autorais e animações produzidas exclusivamente para esse trabalho. “Gravei todas as músicas imaginando as animações. Tivemos uma troca excelente com a equipe de arte e o resultado da produção foi muito feliz”, conta Hélio.

O Zis Canções Animadas está disponível no aplicativo Play Kids e, ainda este mês, acontece o lançamento do DVD. “Pensamos em algo com fácil acesso para pais e crianças. O aplicativo permite isso. Também sabemos que as crianças hoje acessam tablets e celulares, essa é a realidade. Nós conseguimos fazer com que os personagens de fato tenham um comportamento musical, ou seja, os personagens dançam e estão integrados com a música”, destaca Hélio.

Início da carreira

Hélio Ziskind começou sua carreira musical no grupo Rumbo e, paralelamente, ensinava música para crianças. Ao chegar na TV Cultura passou a criar trilhas e vinhetas para os programas da emissora até que surgiram oportunidades de desenvolver trilhas para os programas infantis. “Eu tinha espaço para criar e fizemos muitos trabalhos. Só para o Cocoricó foram mais de 100 canções”, conta o compositor.

O resultado foi uma geração inteira embalada por canções que fazem sucesso até hoje. Para Hélio, que não tinha pretensão de trabalhar com o público infantil, o resultado foi tão bom, que passou a fazer parte do seu DNA. Para ele a música tem essa característica de unir pessoas, é um momento de comunicação. Ziskind foi premiado nacional e internacionalmente por alguns trabalhos realizados em parceria com a emissora.

Hoje ele possui um selo próprio cujo foco continua a ser a música para crianças. Ao todo são seis  CDs de sua autoria: “Meu Pé Meu Querido Pé ” (1998) e “O Gigante da Floresta” (2000), também lançado na França e Canadá com o título de “Le Geant de la Foret”, “Cantigas de Roda” (2004), “Trem Maluco” (2006), “Coração de 5 Pontas” (2009) e “O Elefante e a Joaninha” (2010).

Leia também