Concentração diminuída,  mentalidade de entretenimento e propensão para multitarefa fazem da leitura digital uma opção pior que a leitura tradicional.
Concentração diminuída, mentalidade de entretenimento e propensão para multitarefa fazem da leitura digital uma opção pior que a leitura tradicional.| Foto: Bigstock

Durante a pandemia, muitos professores universitários abandonaram as avaliações a partir dos livros impressos e se voltaram para os textos digitais ou cursos em multimídia.

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“Como professora de linguística, tenho estudado como a comunicação eletrônica se compara à impressão tradicional no que diz respeito ao aprendizado. A compreensão é a mesma se uma pessoa lê um texto na tela ou no papel? E ouvir e ver o conteúdo é tão eficaz quanto ler a palavra escrita ao cobrir o mesmo material?”

As respostas para ambas as perguntas costumam ser "não", como Naomi S. Baron discute em seu livro "How We Read Now" (“Como Lemos Agora”, em tradução literal, sem tradução no Brasil), lançado em março de 2021. As razões se relacionam a uma variedade de fatores, incluindo a diminuição da concentração, uma mentalidade de entretenimento e uma tendência multitarefa enquanto consome conteúdo digital.

Impressão versus leitura digital

Quando se lê textos de centenas de palavras ou mais, o aprendizado geralmente é mais bem sucedido quando o conteúdo está no papel do que na tela. Isso é confirmado por muitas pesquisas.

Os benefícios da impressão destacam-se particularmente quando os experimentadores passam de tarefas simples como identificar a ideia principal em uma passagem de leitura para aquelas que requerem abstração mental, como tirar inferências de um texto. A leitura impressa também melhora a probabilidade de relembrar detalhes — como "Qual era a cor do cabelo do ator?" — e lembrando onde em uma história os eventos ocorreram — “O acidente aconteceu antes ou depois do golpe político?”

Equívoco digital

Estudos mostram que tanto os alunos do ensino fundamental quanto os universitários presumem que obterão notas mais altas em um teste de compreensão se tiverem feito a leitura de forma digital. Porém, eles realmente pontuam mais alto quando leram o material impresso antes de serem testados.

Os educadores precisam estar cientes de que o método usado para testes padronizados pode afetar os resultados. Estudos com alunos noruegueses da décima série e da terceira à oitava série nos Estados Unidos relatam pontuações mais altas quando testes padronizados foram administrados em papel. No estudo dos EUA, os efeitos negativos do teste digital foram mais fortes entre os alunos com baixos resultados de leitura, alunos que estão aprendendo inglês e alunos de educação especial.

Minha própria pesquisa e as de colegas abordaram a questão de maneira diferente. Em vez de fazer os alunos lerem e aplicar um teste, perguntamos como eles percebiam seu aprendizado geral ao usar materiais de leitura impressos ou digitais. Tanto estudantes do ensino médio quanto universitários consideraram a leitura no papel melhor para concentração, aprendizado e memória do que a leitura digital.

As discrepâncias entre os resultados impressos e digitais estão parcialmente relacionadas às propriedades físicas do papel. Com o papel, ocorre literalmente a imposição de mãos, junto com a geografia visual de páginas distintas. As pessoas costumam vincular sua memória do que leram a quão longe estava no livro ou onde estava na página.

Mas igualmente importante é a perspectiva mental, e o que os pesquisadores da leitura chamam de "hipótese superficial". De acordo com essa teoria, as pessoas abordam os textos digitais com uma mentalidade adequada às mídias sociais casuais e dedicam menos esforço mental do que quando estão lendo impressos.

Podcasts e vídeo online

Dado o aumento do uso de salas de aula invertidas — onde os alunos ouvem ou veem o conteúdo antes de ir para a aula — junto com mais podcasts disponíveis publicamente e conteúdo de vídeo online, muitas tarefas escolares que antes envolviam leitura foram substituídas por ouvir ou assistir. Essas substituições se aceleraram durante a pandemia e passaram para o aprendizado virtual.

Pesquisando o corpo docente de universidades dos Estados Unidos e da Noruega em 2019, a professora Anne Mangen da Universidade de Stavanger e eu descobrimos que 32% do corpo docente dos Estados Unidos agora estava substituindo textos por materiais de vídeo e 15% relataram fazer isso por áudio. Os números foram um pouco mais baixos na Noruega. Mas em ambos os países, 40% dos entrevistados que mudaram seus requisitos de curso nos últimos cinco a dez anos relataram atribuir menos leitura hoje.

A principal razão para a mudança para áudio e vídeo é a recusa dos alunos em fazer a leitura designada. Embora o problema não seja novo, um estudo de 2015 com mais de 18 mil alunos dos últimos anos da universidade revelou que apenas 21% geralmente concluíam todas as leituras atribuídas ao curso.

Áudio e vídeo podem ser mais envolventes do que texto e, portanto, os professores recorrem cada vez mais a essas tecnologias — digamos, atribuindo uma palestra TED em vez de um artigo da mesma pessoa.

Maximizando o foco mental

Os psicólogos demonstraram que, quando os adultos leem notícias ou transcrições de ficção, eles se lembram mais do conteúdo do que se ouvissem peças idênticas.

Os pesquisadores encontraram resultados semelhantes com estudantes universitários lendo um artigo versus ouvindo um podcast do texto. Um estudo relacionado confirma que os alunos divagam mais ao ouvir o áudio do que ao ler.

Os resultados com alunos mais jovens são semelhantes, mas com uma diferença. Um estudo realizado em Chipre concluiu que a relação entre as habilidades de escuta e leitura muda à medida que as crianças se tornam leitores mais fluentes. Enquanto os alunos do segundo ano tiveram melhor compreensão ao ouvir, os do oitavo ano mostraram melhor compreensão ao ler.

A pesquisa sobre a aprendizagem de vídeo versus texto ecoa o que vemos com áudio. Por exemplo, pesquisadores na Espanha descobriram que alunos do quarto ao sexto ano que liam textos mostraram muito mais integração mental do material do que aqueles que assistiam a vídeos. Os autores suspeitam que os alunos “leem” os vídeos de forma mais superficial porque associam vídeo a entretenimento, não aprendizado.

A pesquisa coletiva mostra que a mídia digital tem características comuns e práticas de usuário que podem restringir o aprendizado. Isso inclui concentração diminuída, uma mentalidade de entretenimento, uma propensão para multitarefa, falta de um ponto de referência físico fixo, uso reduzido de anotações e revisão menos frequente do que foi lido, ouvido ou visto.

Textos digitais, áudio e vídeo têm funções educacionais, especialmente quando fornecem recursos não disponíveis na mídia impressa. No entanto, para maximizar a aprendizagem onde o foco mental e a reflexão são necessários, os educadores — e os pais — não devem presumir que todas as mídias são iguais, mesmo quando contêm palavras idênticas.

*Naomi S. Baron é professora emérita de Linguística na American University.

©2021 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

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