Pessoa fofoca com outra escritório
Falar mal de alguém que não está presente no mesmo ambiente não é um bom hábito, podendo passar uma péssima impressão aos outros.| Foto: Bigstock

A voz humana é o instrumento musical que todos nós tocamos e provavelmente é o som mais potente do mundo, já que é o único que pode começar uma guerra ou dizer eu te amo. E mesmo assim muitas pessoas passam pela experiência de falar e ninguém as ouvir.

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Muitas vezes passamos minutos contando uma história ou explicando um fato, porém percebemos que ninguém nos ouviu, seja por desinteresse, seja por alguma distração.

Julian Treasure, especialista em habilidades de som e comunicação, autor do livro "Sound Business", reuniu sete hábitos, nomeados por ele como pecados mortais da fala, que devemos abandonar para sermos ouvidos, independentemente do ambiente, seja em casa, seja no trabalho:

  1. Fofocar

    Falar mal de alguém que não está presente no mesmo ambiente não é um bom hábito e passa uma péssima impressão aos outros. Afinal você poderá fofocar sobre eles também futuramente.
  2. Julgar

    É muito difícil escutar alguém quando se sabe que está sendo julgado e condenado ao mesmo tempo, demonstrando que sempre os outros jamais alcançaram suas expectativas.
  3. Ser negativo

    É muito fácil que você se torne alguém negativo, porém é muito difícil conversar com alguém que só enxerga o lado ruim das coisas. "Minha mãe, nos últimos anos de sua vida, tornou-se muito, muito negativa, e ficou difícil ouvi-la", afirma Treasure. “Se eu digo que hoje é dia 13 de outubro, ela me responde: Eu sei, isso é péssimo, não é?”
  4. Reclamar

    Outra forma de negatividade é por meio da reclamação, seja sobre o clima, esporte, política. Reclamar é um sofrimento viral que acaba se tornando um hábito. Além de ser mais agradável, o otimista espalha a luz do Sol e leveza no mundo.
  5. Dar desculpas

    Todos nós conhecemos alguém que se desculpa consecutivamente ou nos identificamos como alguém assim. Algumas pessoas parecem que possuem um atirador de culpa, pois jogam a culpa em todo mundo e não se responsabilizam por seus atos. As desculpas demonstram a falta de comprometimento e responsabilidade com as demais pessoas e compromissos.
  6. Exagerar

    Além de demonstrar uma forma dramática, o exagero prejudica a linguagem na maioria das vezes, pois assemelha-se à uma mentira e ninguém quer ouvir alguém que sabe que mente.
  7. Se dogmático

    A confusão de fatos com as opiniões torna a conversa desagradável ao ouvinte que precisará estabelecer um filtro para saber quais são as realidades e quais são as opiniões ditas pelo locutor.
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