Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

Como ser persistente na busca pelos objetivos

Autoconhecimento, organização de metas e fidelidade nos passos pequenos e diários são fatores essenciais para quem quer alcançar seus objetivos

Antes de se tornar empreendedor, o curitibano Carlos Fedalto, de 29 anos, andou por vários caminhos. Ele se formou em Publicidade e Propaganda, trabalhou durante anos como cantor de uma banda e até passou em um concurso público. Mas, nada disso fazia tanto sentido quanto ser “dono do próprio nariz”. “Eu nunca me encaixei nesses padrões corporativos de trabalho, para mim não faz muito sentido essa rotina de escritório. Hoje não tenho vergonha de dizer que demorei quase 30 anos para me livrar dos medos e ir atrás do que realmente ia me fazer feliz”, conta.

O processo para “virar a chave”, no entanto, foi longo e exigiu muita reflexão. “Não foi uma escolha fácil, porque a estabilidade financeira é algo importante. Só que viver o meu propósito falou mais alto. Eu resolvi que era hora de arriscar quando decidi me responsabilizar pelo meu próprio futuro e parei de me sabotar”, revela Carlos. “Minhas escolhas anteriores sempre foram pautadas pelo medo: medo de não ter dinheiro, medo de não ter rotina, medo de ser diferente”.

Constância, a virtude de quem atinge metas

Hoje Carlos e a sócia, Rafaela, tocam o Cantiga de Casar, um grupo musical que se apresenta em casamentos no estilo mais romântico, tudo o que eles sempre sonharam em fazer. “Empreender requer muito mais motivação e resiliência do que trabalhar no mercado convencional, mas para mim trouxe mais sentido para a vida profissional. Hoje me sinto mais livre e feliz, pois sei que tudo depende de mim mesmo”, afirmou.

Por onde começar?

Para iniciar qualquer mudança, a psicóloga e coach Tais Targa afirma que primeiro é importante se conhecer. “A pessoa tem que olhar para dentro dela mesma e pensar: o que eu realmente quero para a minha vida? No que eu sou bom? Quais são os meus talentos naturais? O que me motiva?”. Já o próximo passo é estabelecer metas que te levem até esse objetivo. “O ideal é que você tenha, no máximo, três metas menores ou uma grande meta principal e faça exercícios diários que te mantenham no caminho de realizar o que traçou”, aconselha Tais.

Vença a preguiça e pare de deixar tudo para depois com a regra dos dois minutos

A pedido do Sempre Família, a especialista também revelou alguns segredos que vão te ajudar a não fracassar na busca por seus objetivos. “Primeiro, a meta estipulada tem que ter a ver com algo que bate muito forte dentro de você. Não estipule coisas mirabolantes”, orienta. “Se a meta é emagrecer, por exemplo, não se sacrifique pensando que tem que perder 10 quilos, faça isso pensando no que você vai ganhar se tiver 10 quilos a menos. É essa fotografia que você tem que ter em mente, o que isso vai proporcionar para a sua vida”.

Veja outras dicas importantes que vão te ajudar a ser persistente na busca por seus objetivos:

1. Compromisso

Segundo Tais, é importante que você se comprometa com a sua meta. Firmar esse compromisso com alguém ou perante um grupo também ajuda. Conte para sua família e para seus amigos mais próximos que, a partir daquele momento, você tem um objetivo e diga qual é. Isso trará essas pessoas junto com você e, com isso, elas poderão te motivar a alcançar o que estipulou e acompanhar a sua evolução.

2. Companhias

Para ter sucesso, é importante, também, estar conectado com outras pessoas que tem o mesmo objetivo ou algo parecido. Se o seu objetivo é perder uns quilinhos, não faz sentido sair para almoçar três vezes na semana com a “galera do churrasco”. Talvez fazer amizade com a turma que corre uma vez na semana depois do expediente seja mais interessante. Pense nisso!

3. Consistência

Esse é outro segredo indispensável para alcançar as suas metas. Não vá com tanta sede ao pote. “Às vezes, as pessoas querem fazer tudo no dia seguinte e depois de uma semana já estão cansadas e desistem de alcançar o objetivo”, revela Tais. O ideal é todo dia dar um pequeno passo em direção ao objetivo que traçou. Também não se preocupe com as dúvidas, deslizes e tropeços, eles são normais em um processo como esse. No dia seguinte, levante a cabeça e comece de novo. “Somente com força, clareza e foco é que você vai conseguir mudar as circunstâncias ao seu redor”, afirmou a coach.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também