Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Saúde

Como se proteger da baixa umidade do ar

Veja soluções simples para diminuir o desconforto causado pela baixa umidade do ar, típica desta época do ano no Brasil

Os alertas de baixa umidade estão chamando a atenção em várias partes do Brasil. Avisos emitidos pelas organizações de saúde e pelos meteorologistas mostram uma média de umidade relativa do ar entre 20% e 30%, o que é considerado estado de atenção. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Com o tempo seco acontece o ressecamento das via aéreas, aumentam as crises de asma, o sangue fica mais denso por causa da desidratação e o corpo fica mais vulnerável para alergias e infecções. Mas algumas medidas podem melhorar o desconforto e ajudar a passar pelo período de estiagem.

  • Evite praticar exercícios entre 10 h e 16 h.
  • Se não tiver um aparelho vaporizador, espalhe toalhas e panos molhados pelos ambientes da casa. Bacias com água podem ajudar também.
  • Consuma muito líquido, mesmo se não sentir sede. Ofereça também bastante água, sucos e chás para as crianças.
  • Cuide com o pó e com objetos que acumulam poeira (tapetes, cobertas etc.). Não varra, pois a poeira pode se espalhar. Use aspirador de pó ou panos úmidos para a limpeza.
  • Aplique soro fisiológico nas narinas e nos olhos para evitar o ressecamento.
  • Evite ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas.

A expectativa é que boa parte do mês de agosto seja seco e com temperaturas mais altas. Procure o pediatra em casos de febre, desidratação e sinais de desconforto respiratório.

Leia também