Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock
Crédito: Bigstock
Trabalho

Como se comportar na festa de fim de ano do trabalho

Existe uma diferença na percepção do comportamento da pessoa no ambiente profissional e no familiar, por isso é preciso ter sempre em mente que nem toda atitude tolerada em casa será bem-vista entre os colegas de trabalho

Foi dada a largada para os eventos de confraternização, reuniões familiares, revelação de amigo secreto e inúmeras celebrações típicas dos finais de ano. Mas nunca é demais lembrar que excessos podem prejudicar sua imagem e sua carreira.

César Costa, consultor organizacional e diretor da RHUMO Consultoria, explica que existe uma diferença na percepção do comportamento da pessoa no ambiente profissional e no familiar. “As festas de trabalho são eventos corporativos e exigem um comportamento compatível com a conduta profissional. Nas festas de família as relações são informais e as pessoas, como já são conhecidas, têm um comportamento mais previsível. Fica mais fácil controlar, além de existir um vínculo afetivo mais forte e permanente permitindo um ajuste mais fácil de eventuais inadequações”, diferencia.

O profissional lista abaixo quais condutas devem ser adotadas em ambientes profissionais e familiares para fazer seu evento de final de ano inesquecível, mas no bom sentido.

  • Festa não é o lugar apropriando para resolver questões relacionadas ao trabalho. Não se deve utilizar da facilidade de aproximação com o chefe para, por exemplo, falar sobre promoção ou um outro assunto relacionado.
  • O mesmo vale para as festas de família. Questões pessoais não devem ser discutidas em um evento que é coletivo.
  • Seja pontual: as pessoas não podem esquecer que toda festa teve um mínimo de organização, que deve ser respeitada.
  • Vista-se de maneira apropriada, ou seja, nada formal ou informal demais.
  • Bebida faz parte de qualquer festa, e é ótimo para relaxar, deixa as pessoas mais alegres, mas é preciso controlar os exageros.
  • As conversas devem ser apropriadas com um ambiente festivo. É péssimo quando você encontra em festa com uma pessoa baixo astral ou que gosta de polemizar.
  • Tenha pontualidade, também, para sair.
  • Procure conhecer seu amigo oculto, pois é possível agradar com presentes que você consegue comprar no limite estabelecido. A não ser que você conheça o gosto de seu amigo. Evite presentes como livros ou DVDs.
Leia também