Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Educação dos filhos

Como Lego e Playmobil podem te ajudar a entender problemas complexos

De dilemas ambientais a crises econômicas, especialistas de várias áreas têm usado a versatilidade dos brinquedos para popularizar temas complicados

Acredite, brinquedos infantis podem fazer mais do que entreter crianças e, se bem usados, são extremamente úteis ao mundo adulto.

Por exemplo, na Finlândia se desenrola atualmente uma crise envolvendo a população de lobos. De acordo com o The Washington Post, caçadores do país mataram perto de 20% da população dos lobos do país, e curiosamente isso foi feito como uma forma de controlar a matança de lobos. A ideia é que matar uma quantidade determinada de lobos, legalmente, tornará fazendeiros e caçadores menos propensos a mata-los sem nenhum limite, ilegalmente. Se o número desses animais considerados perigosos for menor, os fazendeiros se sentirão menos ameaçados, e não haverá necessidade de matança generalizada.

É claro que muitos não concordam com essa teoria. Num estudo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, pesquisadores avaliaram dezessete anos de políticas de caça a lobos e usaram equações matemáticas para descobrir se programas como esse realmente funcionam.

Com certeza isso soa tedioso, mas felizmente os autores do estudo publicaram um vídeo usando bonecos de Playmobil para falar da pesquisa.

“O vídeo é um tanto ingênuo e curioso, mas o coautor Adrian Treves diz que o assunto do qual trata tem implicações muito sérias para as autoridades ambientais do governo, que não se basearam na ciência para apoiar o abate dos lobos, que é administrado de forma diferente de estado para estado”, diz The Washington Post.

Você pode assistir ao vídeo abaixo:

 

Essa não é a primeira vez que pesquisadores usaram brinquedos para falar de assuntos importantes a leigos no assunto. No ano passado, David Wessel, diretor do Hutchins Center on Fiscal and Monetary Policy, usou Lego em um vídeo para mostrar como os impostos federais afetam a desigualdade de renda.

No vídeo, Wessel usa peças verdes de Lego para representar cinco grupos econômicos. Ele então mostra como a situação seria com os impostos, removendo algumas peças.

“O sistema de impostos federal realmente diminui as disparidades entre ricos e pobres”, explica ele no vídeo. “Mas mesmo com os impostos, a distribuição de renda nos Estados Unidos continua substancialmente desigual”.

 

Já em 2013, o Brookings Institute usou peças de Lego para mostrar como a raça, a educação e o estado civil afetam a mobilidade social.

Não é surpreendente que pesquisadores recorram a peças de Lego para ensinar algo sobre questões importantes. De acordo com o jornal The Guardian, o brinquedo tem sido usado há muito tempo para ensinar a crianças codificação, análise literária e resolução de problemas.

 

Com informações de Deseret News.

Colaborou: Felipe Koller.

Leia também