Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Saúde

Começa neste sábado a campanha de vacinação contra poliomielite

Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos devem ser vacinadas até o dia 31 de agosto

Começa neste sábado (15/08) e vai até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite, voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

Faz 26 anos que o Brasil não tem casos de paralisia infantil. Mesmo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. Em três países, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, a poliomielite é endêmica.

De acordo com o ministério, 100 mil postos de vacinação fixos e móveis estarão disponíveis em todo o país para aplicação das doses. A meta do governo é vacinar 12 milhões de crianças contra a doença.

Com informações da Agência Brasil

Leia também