Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Pais e filhos

Como viajar com as crianças para o exterior

Com organização e bom humor, a viagem internacional pode ser uma grande curtição

Para muitos viajar com as crianças é sinônimo de desgaste e a viagem só sai se for para um lugar bem próximo. Sair do país, nem pensar. Mas você sabia que, com um pouco de organização e bom humor, é possível viajar pelo mundo com seus filhos?  Cada família tem uma dinâmica e o destino e o tempo de viagem são escolhas bem particulares. O mais importante é se sentir encorajado a explorar novos lugares em família.

A blogueira Sut-Mie Guibert, do Viajando com Pimpolhos, já esteve em todos os continentes com seus filhos e faz questão de viajar com eles. “Adoramos qualquer tipo de viagem e experiência, até o final de semana de carro em algum lugar próximo. O bacana é estar juntos e descobrir as coisas juntos. A experiência em família e a troca são muito fortes, com laços estreitados, boas memórias e muitas fotos. Além de serem, claro, momentos em que elas aprendem muito.”

Organização

De qualquer forma, uma viagem internacional pede um pouco mais de organização, busca de informações, documentos e detalhes. Lembre-se de levar uma farmacinha com os remédios habituais da criança e tenha atenção particular aos documentos e à necessidade de autorização de saída internacional, se for o caso (quando, por exemplo, a criança viaja apenas com um dos pais).

Considere o clima – em janeiro, melhor não visitar o norte da Europa e optar pela Andaluzia. Deixar a Escandinávia para julho. Em alguns destinos, é bom verificar também se é época de chuva porque estraga muito as férias.

Tempo de voo – os voos noturnos, quando são viagens grandes, são melhores porque as crianças dormem e acordam no destino.

Estude um pouco o destino – “tudo fica mais fácil se soubermos que ao lado da atração tem um parquinho ou que a criança vai curtir tal museu infantil. É bom ter programas infantis na manga”, acrescenta Sut-Mie. Ou, ao contrário, também é bom saber que na cidade não tem hospital, por exemplo. Hotéis ou restaurantes kids friendly não são absolutamente necessários, mas sempre dão uma ajuda!

Destino

Há quem prefira voos mais curtos e destinos próximos como Buenos Aires e Montevidéu. Outras encaram o avião numa boa e fazem voos noturnos, onde acordam na Europa ou nos EUA facilmente. Outras pessoas, mais aventureiras ou acostumadas, topam até escalas e vários voos e vão até mais longe, na Ásia, por exemplo. Não há limitação para a escolha do lugar. Confira algumas sugestões de roteiro:

 

Buenos Aires

Avenida 9 de Julho em Buenos Aires
Crédito: Wikimedia Commons.

Tem fácil acesso e vários atrativos legais com crianças: o Museu de Los Niños, o Zoo de Palermo, dentro da cidade e onde é possível alimentar os animais, a livraria Ateneo com o sub solo todo dedicado para as crianças, o Museu dos Dinossauros, passeio de barco pelo Tigre, Jardim Japonês, o Mube, o Museu interativo. É também um excelente destino para adultos, com bons restaurante e vinhos.

 

Punta Cana, Aruba, Curaçao, Bahamas, Cancun

Crédito: Wikimedia Commons.
Punta Cana, na República Dominicana. Crédito: Wikimedia Commons.

Praia, relax e all inclusive, a estrutura hoteleira é excelente, a paisagem maravilhosa com água calma e transparente.

 

Paris, Londres e Nova York

Estátua da Liberdade, em Nova York. Crédito: Wikimedia Commons.
Estátua da Liberdade, em Nova York. Crédito: Wikimedia Commons.

São lugares com muita estrutura para crianças com programas, parques, museus, lojas, livrarias e restaurantes.

 

Cruzeiros

Crédito: Bigstok.
Crédito: Bigstok.

Além de ser um all inclusive em alto mar, é um hotel que muda de paisagem e tem a vantagem de não precisar fazer e desfazer malas. Escolhendo bem o tipo de cruzeiro (nada de enfiar a família em cruzeiro de formatura ou em pleno Spring Break), tem muita diversão, bons serviços e excelente comida. Os melhores são os da Disney Cruise Line e da Royal Caribbean.

 

Orlando 

Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.

Um dos destinos preferidos das famílias. Tem uma excelente estrutura hoteleira, variedade de parques, que faz com que, durante 15 dias, você possa ir em um parque diferente por dia, a praticidade americana, as compras para quem gosta.

 

Leia também