Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Ciência confirma: ter irmãs nos torna pessoas melhores nesses 5 aspectos

Vários estudos publicados nos últimos 10 anos mostram os benefícios específicos de ser criado ao lado de uma menina

Já mostramos aqui no Sempre Família algumas maneiras pelas quais os irmãos têm grande influência em nossas vidas. É comprovado também que a influência deles altera nossa personalidade e torna-nos torna mais felizes. Mas cientistas já concluíram também que as irmãs, especificamente, proporcionam tudo isso e um pouco mais. Confira:

 

1) Irmãs te ajudam a ser independente

De acordo com uma pesquisa conduzida por psicólogos britânicos, em 2009, pessoas que têm irmãs tendem a ser mais determinadas e independentes do que aqueles que cresceram apenas com irmãos.

 

2) Elas te fazem ter mais compaixão

Um estudo feito na Universidade de Brigham Young mostrou que ter uma irmã pode fazer com que a pessoa seja mais gentil e empática. Os pesquisadores explicaram que isso acontece porque irmãs promovem comportamentos como a compaixão e altruísmo quando elas demonstram amor e afeição.

 

3) Elas te ajudam a lidar melhor com os problemas da vida

Este mesmo estudo da Universidade de Brigham Young, que incluiu 571 participantes entre as idades de 17 a 25 anos, apontou que as pessoas que tinham irmãos conseguiam encontrar sua paz interior. E aquelas que conviviam com pelo menos uma irmã tinham mais facilidade em lidar com problemas da vida, tendo menos estresse e sendo mais felizes, consequentemente. É que as mulheres costumam ser mais comunicativas e expressam melhor seus sentimentos, características importantes para a saúde psicológica e para a convivência familiar.

 

4) Ela ainda contribui para que você tenha uma boa saúde mental

Em 2010, um estudo publicado no Journal of Family Psychology revelou que ter uma irmã pode melhorar sua saúde mental e autoestima. E em especial, ele mostrou que as irmãs ajudam a proteger seus irmãos “de se sentirem solitários, não amados, culpados e com medo”.

 

5) E também te ajuda a desenvolver habilidades sociais

Jeffrey Kluger, autor do livro “The Sibling Effect” (O Efeito do Irmão, em tradução livre), explica que ter um irmão mais velho promove habilidades para resolver argumentos e lidar com situações difíceis. Já os primogênitos que têm um irmão mais novo tendem a desenvolver melhor a liderança e a empatia. Agora, se um desses irmãos for uma menina, seja mais velha ou mais nova, então o outro irmão deve adquirir habilidades preciosas para se comunicar melhor com garotas quando chegam à juventude.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também