Não usar o celular de modo consciente pode se tornar um grande armadilha para o fortalecimento do casamento.
Não usar o celular de modo consciente pode se tornar um grande armadilha para o fortalecimento do casamento.| Foto: Bigstock

Sem dúvida, um dos grandes desafios na vida de todos nós hoje é gerenciar o uso de dispositivos eletrônicos, lidando com celulares e tablets como ferramentas úteis e evitando que suguem completamente a nossa atenção. Isso é válido para a nossa vida profissional, para a criação dos filhos e também para o casamento. Não usar o celular de modo consciente pode se tornar um grande armadilha para o fortalecimento do casamento.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Abby Watts, coordenadora de conteúdo do portal iMom, sugere três dicas preciosas para levar a sério na relação entre tecnologia e casamento. Incorporá-las como uma disciplina pessoal pode fazer a diferença para o sucesso do seu relacionamento. Confira:

Nada de celular na hora de ir pra cama

Todas as tarefas do dia foram executadas: pôr um pijama e ir para a cama é o momento mais tranquilo da jornada, um momento propício para a cumplicidade, seja por meio do afeto físico ou numa conversa mais serena e profunda.

E nessas horas o celular – e até mesmo a tevê, a não ser que vocês tenham combinado de assistir a algo específico juntos – se torna uma pura distração. “Um quarto livre de dispositivos eletrônicos é uma porta aberta para o diálogo e a conexão”, indica Abby. Vale a pena combinar de deixar os aparelhos de lado nesses momentos finais do dia e investir na conexão entre o casal.

Nada de mexer no celular no meio de uma conversa

Uma característica típica da relação saudável é que ali as nossas tentativas de conexão são correspondidas. Abby exemplifica: “No jantar você diz: ‘Estou muito orgulhosa da nossa filha pelo 10 que ela tirou na prova’. O comentário em si mesmo é bem neutro e uma resposta não é exatamente necessária. Seu marido pode simplesmente assentir com a cabeça ou sequer responder, entre uma garfada e outra; ou ele pode aceitar o ‘lance’ que você deu por uma conexão e responder com alguma frase como: ‘Eu também. Que criança inteligente a gente criou’”.

Você já entendeu o que significa mexer no celular enquanto o outro tenta estabelecer um diálogo, não é? Ser multitarefa nesses casos está longe de ser uma virtude.

Nada de fazer do celular um baú de segredos

A internet e os aplicativos têm se tornado um caminho que desvia você do seu casamento? Há um teste muito simples para verificar o quanto o uso dos dispositivos está prejudicando o seu relacionamento.

“Funciona assim: você deixa seu celular e o seu cônjuge o pega. Ele vê o site que você estava visitando ou a mensagem que você estava escrevendo. Se pra você tudo bem, parabéns! Você passou no teste. Mas se sua mão começa a suar e seu coração começa a se acelerar enquanto você pensa como explicar aquilo que ele está vendo, então você não passou no teste”, explica Abby. Manter segredos, de fato, pode ser letal para o casamento.

Deixe sua opinião