Ajustes

5 razões pelas quais alguns casamentos acabam e como evitar que elas atinjam o seu

  • Por Equipe Sempre Família
  • 23/10/2020 16:53
Ajustar, retomar o foco, reconhecer as falhas um do outro e tentar de novo devem ser atitudes a serem tomadas pelo bem do casamento
Ajustar, retomar o foco, reconhecer as falhas um do outro e tentar de novo devem ser atitudes a serem tomadas pelo bem do casamento.| Foto: Bigstock

Ver um casal se separando após anos de união é sempre muito doloroso. E quando se descobre os reais motivos que os levaram a fazer isso, pode ser algo realmente frustrante. Isso porque, às vezes era questão de ajuste, de retomar o foco, reconhecer as falhas um do outro e tentar de novo.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Por isso, veja agora uma lista com cinco razões pelas quais muitos casais falham, para que você não repita os mesmos erros:

  1. Esquecer por que se casaram

    A primeira razão pela qual muitos casais se separam é esquecer porque estão juntos e como chegaram até ali. É a mesma coisa quando você está insatisfeito com o seu emprego, ou irritado com o seu chefe e alguém te faz lembrar a luta que foi conseguir conquistar aquela vaga – vira um ânimo para respirar fundo, erguer a cabeça e recomeçar no dia seguinte. Seja esse amigo e ajude seu cônjuge a lembrar: revejam fotos do tempo do namoro, das viagens que fizeram, leia os votos do casamento, convide-o para sair de novo. Mantenha a chama acesa!
  2. Agir de forma egoísta

    Outro equívoco comum nas relações é querer sempre ser o protagonista e colocar o outro em segundo plano. Frases como: “Eu quero ser feliz”, “Eu quero passear”, “Preciso pensar mais em mim” são corriqueiras, mas não revelam a essência do relacionamento: que é proporcionar ao outro bons momentos. Ser humilde nos faz amar a outra pessoa ainda mais e faz com que ela também tenha uma postura de humildade em relação a nós – um círculo da virtude e da boa convivência.
  3. Tornar os filhos mais importantes

    Passar os filhos na frente do casamento é uma tragédia anunciada quando se fala em vida a dois. É claro que eles precisam ser amados e atendidos em suas necessidades, mas lembre-se que a segurança número um de uma criança vem de ter pais que se amam e que se respeitam. Tudo parte daí. Qualquer esforço que vocês façam nesse sentido vai ser benéfico para elas. Ou seja, é uma situação em que todos ganham.
  4. Descontrole financeiro   

    Pouco falado, mas fator de destaque, perder o controle financeiro é outra razão que leva muitos casais à falência, nos bens e na vida. Ter dinheiro demais não é a questão, e sim, ter um planejamento realista, com decisões orçamentárias compartilhadas e ideais em comum. A dica é: se planejem com relação aos gastos para que isso não mine a relação entre vocês.
  5. Entrar em uma rotina exaustiva

    A convivência é, sem dúvida, outra questão que desgasta muitas relações. Gostos, manias, pensamentos, opiniões, tudo pode ser motivo para brigas e desentendimentos. Então, lembre-se que amor é algo que se constrói diariamente, nas pequenas decisões e nos pequenos ajustes. Autocontrole e domínio próprio ajudam nesse processo de separar o que é seu e o que é da relação para que as coisas não se misturem e você não desconte na pessoa errada.    
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.