A maneira como marido e mulher lidam com os conflitos no casamento tem efeito direto na saúde e na felicidade do casal.
Ir dormir sentindo raiva causa efeitos cumulativos e prejudiciais para o casamento| Foto: Toa Heftiba/Unsplash

Se tem uma dica valiosa que os casais mais experientes costumam dar aos casais mais jovens é essa: nunca vão dormir com raiva um do outro. Os muitos anos de convivência os ensinaram que a maneira como marido e mulher lidam com os conflitos no casamento tem efeito direto na saúde e na felicidade do casal.  

Definitivamente, saber lidar bem com os conflitos que surgem no dia a dia de um casal é um desafio e tanto. Ainda mais quando a desavença surge depois de um dia cansativo de trabalho. Só que nessas situações, deixar o orgulho falar mais alto e ir deitar sentindo raiva de quem está ao seu lado não só faz com que os dois tenham uma péssima noite de sono, como deixa aquele clima desagradável no dia seguinte e, principalmente, causa efeitos cumulativos e prejudiciais para o casamento.

O norte-americano Mark Merrill, autor de vários livros que tratam de questões familiares, elencou, em publicação no site All Pro Dad, algumas das consequências negativas de ir dormir sentindo raiva de seu parceiro:

  1. Tijolos são colocados na parede que os dividem como casal

    Quanto mais essa parede entre vocês cresce, mais distantes ficam um do outro. E a consequência disso é que, aos poucos e sem nem perceberem, vocês começam a discutir mais, erguem a voz um para o outro com mais facilidade, conversam menos, até que um de vocês vai dormir temporariamente no sofá, depois decide dormir em outro quarto e o final dessa história você já deve imaginar.

    Os conflitos que não são resolvidos toda noite antes de irem dormir criam um muro relacional que se torna cada vez mais difícil de derrubar. O ciclo contínuo de terminar o dia com raiva também pode criar um sentimento de desesperança no seu relacionamento.
  2. É mais difícil ter um novo começo no dia seguinte

    Uma boa e tranquila noite de sono geralmente traz um sentimento de esperança em dias melhores na manhã seguinte. Só que ir para a cama com raiva do seu cônjuge acaba com essa esperança. Todo casal precisa sentir a alegria de superar os conflitos e começar de novo de tempos em tempos. Mas quando o dia seguinte começa com os ressentimentos da noite anterior, o novo começo é adiado e, às vezes, perdido completamente.
  3. Dormir mal – ou pouco – prejudica sua saúde

    Não é só o seu emocional que fica abalado quando você vai dormir com aquele sentimento de raiva apertando o seu coração, mas também o seu físico. Você já deve ter se deparado com mais de um estudo que mostra o quanto a qualidade do sono afeta a saúde, não é? Isso já é fato comprovado. E, sem dúvida, sentimentos ruins comprometem uma boa noite de sono.
  4. O conflito não resolvido impede a intimidade sexual – a curto e longo prazo

    Além de acabar com o humor de ambos, ir para a cama com raiva cria entre o casal um padrão nada saudável de cada vez menos oportunidades para a intimidade sexual. A falta de momentos íntimos e de cumplicidade entre marido e mulher geram ansiedade e frustração, prejudicando a autoestima dos dois.

    Por outro lado, quando um dos cônjuges decide deixar o orgulho de lado e baixar a guarda, pedindo perdão ou, pelo menos, dando o primeiro passo para um diálogo saudável antes de dormir, o clima agradável de reconciliação faz com que os esposos se vejam subitamente abertos à intimidade.
  5. Seu cônjuge compreende que você prefere “vencer” do que preservar seu relacionamento

    Quando ir dormir com raiva se torna uma situação frequente no seu casamento, a pessoa que você escolheu para estar ao seu lado compreende que a relação entre vocês e o bem-estar dela são menos importantes para você do que vencer uma briga. Ou seja, que o seu orgulho é soberano. Pode até ser que você afirme que isso não é verdade, mas é essa a impressão que esse péssimo hábito passa para o seu cônjuge.  

    Indiscutivelmente, a maneira como você lida com os conflitos ao final do dia tem o poder de unir cada vez mais você e seu parceiro ou de destruir o seu casamento. No entanto, a sugestão de se reconciliar antes de dormir não significa que vocês precisam sentar e resolver absolutamente todos os seus problemas enquanto casal. Às vezes, realmente é preciso que os ânimos estejam mais calmos para que haja uma sincera reconciliação. Mas é importante que, pelo menos, vocês não durmam com raiva. Então, uma boa sugestão é simplesmente concordar com seu cônjuge e expressar que você quer conversar sobre isso no dia seguinte, depois de ter refletido melhor sobre a situação e estar mais calmo.
Deixe sua opinião