Comemorar, inclusive, as pequenas conquistas, é um dos segredos para não deixar o relacionamento cair na rotina.
Comemorar, inclusive, as pequenas conquistas, é um dos segredos para não deixar o relacionamento cair na rotina.| Foto: Bigstock

Aniversário de namoro, de casamento, a compra do primeiro imóvel. Essas são apenas algumas conquistas na vida de um casal que merecem e precisam ser comemoradas. Pelo que defendem os especialistas em relacionamentos, relembrar datas marcantes em família é importante para manutenção dos vínculos e mesmo os casais com filhos precisam de um tempinho a sós para manter a saúde da relação.

Na casa da fisioterapeuta Tatiane Papp, qualquer pretexto vira um motivo para celebrar. O costume nos aniversários é café da manhã especial e no Dia das Crianças, temático. No natal, os filhos a ajudam a preparar bolachas. Para comemorar o casamento, todo ano ela, o marido e as crianças assistem ao vídeo gravado no dia da festa. “Quando eles eram pequenos a gente mostrava um DVD com os melhores momentos e contava como nos conhecemos. Hoje eles veem o vídeo completo e se interessam cada vez mais”, diz.

A especialista em terapia relacional familiar sistêmica, Samara Perszel de Freitas, garante que comemorar, inclusive, as pequenas conquistas, é o segredo para não deixar o relacionamento cair na rotina. “São marcos interessantes de conquistas. Uma característica do casal saudável é ter objetivos em comum e essa é uma maneira de reiterar essa parceria”, explica. Samara também reforça que a comemoração não precisa, necessariamente, ser um jantar romântico em um restaurante caro ou uma grande festa, mas um momento íntimo e significativo.

Diferentes linguagens do amor

Para a terapeuta, valorizar o outro e lembrar do porquê o casal está junto é uma forma de recriar as conexões. Ela esclarece, ainda, que é importante entender que às vezes a pessoa não utiliza palavras para verbalizar o afeto. Comportamentos também são provas de amor e aceitar a forma como o outro faz isso é fundamental. “Tudo bem se o outro não fala que te ama se ele cozinhou alguma coisa para você como forma de mostrar afeto. Temos de entender que não é menor esse jeito de demonstrar amor”, enfatiza Samara.

Conversar para esclarecer diferenças nas atitudes do casal é o caminho para evitar os conflitos. Quando Tatiane conheceu o marido, ele não tinha costume de comemorar as datas especiais, mas ela sempre fez tanta questão que hoje virou tradição de família. Ela entrega: “Todo mundo fica esperando qual vai ser a surpresa”.

Tanto os momentos do casal como os com a família devem ser valorizados, na opinião da Samara. Até porque essa é uma forma de ensinar as crianças a solidificar o cuidado com outra pessoa. Mas para aqueles casais que costumam estar sempre rodeados de muitas pessoas, a especialista deixa um conselho: “comemorar com todo mundo é muito bom, mas sair para jantar só com o cônjuge também é importante para valorizar a relação do casal”.

Deixe sua opinião