Falar das dificuldades e intimidades do casal pode afetar negativamente a relação, mesmo que o intuito seja buscar ajuda ou um conselho.
Falar das dificuldades e intimidades do casal pode afetar negativamente a relação, mesmo que o intuito seja buscar ajuda ou um conselho.| Foto: Bigstock

Uma viagem, mudança de casa, gravidez confirmada, nascimento dos filhos e festas. Compartilhar as alegrias, novidades e bons momentos é normal na convivência entre familiares e amigos. Porém, expor dificuldades e intimidades do casal pode afetar negativamente a relação a dois, mesmo que o intuito seja buscar ajuda ou um conselho.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Segundo a psicóloga Suzane Reque, "dificuldades relativas a questões pessoais, de personalidade e intimidade devem ser trabalhadas com um terapeuta e não com amigos”. Dessa forma, deve-se filtrar as situações compartilhadas com pessoas próximas para não deixar o cônjuge vulnerável diante das amizades.

Para isso, o ideal é conversar sobre assuntos leves e evitar informações sobre a vida privada, medos, brigas e inseguranças. "Afinal, fomos nós que escolhemos a pessoa que vive conosco, então não fale das divergências do casal e nem compartilhe hábitos ou defeitos”, destaca a psicóloga Carmen Simon, que orienta o casal a questionar a real necessidade e os motivos de compartilhar algo com um amigo ou familiar.

E a indicação no caso de conflitos, de acordo com ela, é buscar ajuda de um profissional qualificado. “Só compartilhe sua vida privada e questões de foro íntimo com alguém que esteja capacitado psicológica e espiritualmente, ancorado pelo conhecimento dos fenômenos humanos e comprometido com a ética e o sigilo”, aconselha.

Mas por que muitos cônjuges têm a tendência de expor detalhes da sua relação com pessoas que não estão capacitadas para ajudá-los? De acordo com Carmen, isso ocorre porque, geralmente, os amigos falam o que queremos ouvir na tentativa de nos acalmar e confortar. "Quase nunca vão falar o que realmente precisamos ouvir porque isso pode nos desagradar”, explica.

Portanto, ela orienta os casais a buscarem equilíbrio em relação ao que compartilhar entre amigos e aconselha os cônjuges a não conversarem com terceiros a respeito da relação quando estiverem de "cabeça quente", pois, na maioria das vezes, marido e mulher vão discutir, divergir e chegar a um acordo.

Ou seja, "compartilhar segredos com amigos apenas deixará o casamento vulnerável", alerta Suzane Reque, ao incentivar o casal a proteger sua relação. "Tenha maturidade para lidar com suas emoções e com os sentimentos do seu cônjuge e evite compartilhar sua vida privada”.

Busque autoconhecimento

Além disso, ela incentiva homem e mulher a buscarem o autoconhecimento para entenderem melhor suas próprias dificuldades e facilitarem seu relacionamento. Isso porque, "trabalhando o que lhe é próprio, é possível encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e a vida a dois", explica.

Afinal, "é necessário um caminho interior de crescimento e amadurecimento, e quando se consegue entrar nesse caminho, se encontra o equilíbrio na relação”, garante a psicóloga.

Deixe sua opinião