Protesto contra o casamento homossexual ocorrido no México, em setembro de 2016 (foto: divulgação)| Foto:

O parlamento alemão aprovou a legalização do casamento homossexual na última sexta-feira (30/06), com 393 votos favoráveis contra 226 contrários – incluindo o da chanceler, Angela Merkel. “O casamento é, segundo a nossa constituição, uma união entre um homem e uma mulher”, justificou a líder do governo alemão.

CARREGANDO :)

Contudo, mesmo que o clima em geral pareça ser de pressão em favor da legalização do casamento homossexual, o fato é que dos 193 países com cadeiras na ONU, apenas 20 já fizeram isso através do Poder Legislativo, enquanto em outros quatro casos a decisão veio do Judiciário. Confira como foi o processo nesses países:

 

Publicidade

Países que aprovaram o casamento homossexual através do parlamento:

Holanda (1º de abril de 2001): Foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, bem como a adoção homoparental.

Bélgica (1º de junho de 2003): Desde 2006, a lei também permite a adoção por parte de casais do mesmo sexo.

Espanha (3 de julho de 2005): Durante o governo de José Luis Rodríguez Zapatero, aprovou-se a lei que modificou o código civil e permitiu tanto o casamento homossexual quanto a adoção conjunta pelo casal.

Canadá (20 de julho de 2005): A lei de 2005 estendeu para todo o país a legalização, que já existia em nove entidades federais.

Publicidade

África do Sul (30 de novembro de 2006): O primeiro país do hemisfério sul a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo já tinha permitido a adoção homoparental em 2002.

Noruega (1º de janeiro de 2009): O parlamento norueguês decidiu pela equiparação do casamento homossexual ao heterossexual, inclusive em relação à adoção.

Suécia (1º de maio de 2009): A lei de 2009 substituiu uma lei que, desde 1995, já reconhecia a igualdade de direitos entre casais heterossexuais e homossexuais de maneira quase absoluta.

Portugal (5 de junho de 2010): A adoção homoparental foi aprovada cinco anos depois, em novembro de 2015.

Islândia (27 de junho de 2010): No mesmo dia em que a lei entrou em vigor, a própria primeira-ministra do país, Johanna Sigurdardottir, se casou com sua companheira.

Publicidade

Argentina (22 de julho de 2010): O primeiro país latino-americano a legalizar o casamento homossexual conseguiu o feito com uma margem apertada: 33 votos a favor, contra 27 contrários e 3 abstenções. O então arcebispo de Buenos Aires, o cardeal Jorge Mario Bergoglio – hoje papa Francisco – se opôs veementemente à decisão.

Dinamarca (15 de junho de 2012): A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a reconhecer por lei de alguma forma as uniões homossexuais, com uma normativa de 1989.

França (18 de maio de 2013): O projeto de lei que deu aos casais homossexuais o direito ao casamento e a adoção teve o apoio do então presidente François Hollande.

Uruguai (5 de agosto de 2013): A decisão alterou o código civil do país, datado de 1859, que dizia que a instituição do casamento consistia em um casal formado por um homem e uma mulher.

Nova Zelândia (19 de agosto de 2013): A lei apenas passou a chamar de “casamento” as uniões civis, já que no país praticamente todos os direitos dos casais heterossexuais já eram aplicados também aos homossexuais.

Publicidade

Reino Unido (29 de março de 2014): Sancionada por Elizabeth II em julho de 2013, a lei vigente na Inglaterra e no País de Gales, entrou em vigor em março de 2014. No mesmo ano, o parlamento escocês aprovou sua lei sobre o casamento homossexual. A Irlanda do Norte ainda não o legalizou, rejeitando uma proposta em 2013.

Luxemburgo (1º de janeiro de 2015): O parlamento do país promulgou a lei que aplica o direito ao casamento e à adoção a casais homossexuais em junho de 2014, depois de um referendo que se mostrou favorável à decisão. O primeiro-ministro, Xavier Bettel, que governa o país desde dezembro de 2013, casou-se com seu companheiro Gauthier Destenay quatro meses depois da entrada em vigor da lei.

Eslovênia (3 de março de 2015): Embora tenha legalizado o casamento homossexual, a Eslovênia não permite a adoção homoparental.

Irlanda (23 de maio de 2015): A Irlanda foi o primeiro país do mundo a aprovar o casamento homossexual através de um referendo, no qual 62% dos votos se mostraram favoráveis à decisão.

Finlândia (1º de março de 2017): Foi o último país da Escandinávia a legalizar o casamento homossexual. Permitiu também a adoção homoparental.

Publicidade

Alemanha (30 de junho de 2017): A Alemanha aprovou o casamento homossexual – com voto contrário de Merkel –, mas não aprovou a adoção – que tinha apoio da chanceler.

 

 

Países que aprovaram o casamento homossexual através do judiciário:

Brasil (16 de maio de 2013): O Conselho Nacional de Justiça aprovou nessa data uma resolução que obriga os funcionários de cartórios a registrar o casamento homossexual. A decisão se baseou em um julgamento de 2011 do Supremo Tribunal Federal que considerou constitucional o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Publicidade

México (12 de junho de 2015): Onze estados mexicanos já legalizaram o casamento homossexual, mas em 2015 uma decisão da suprema corte obrigou todos os juízes a estender essa decisão a todo o território do país.

Estados Unidos (26 de junho de 2015): A suprema corte norte-americana declarou ilegais as leis que, em 14 estados, proibiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Dos nove juízes que compõem a corte, foram cinco votos a favor e quatro contrários.

Colômbia (28 de abril de 2016): Em um julgamento, a Corte Constitucional do país confirmou a validade do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Com informações de Forum Libertas

Publicidade

 

*****

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.