Crédito: Bigstock| Foto:

Você já ouviu falar sobre as Cinco Linguagens do Amor? Segundo Gary Chapman, autor do livro que traz esse conceito, cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados. Isso vale para outras relações como Linguagens de Amor para crianças, no ambiente de trabalho, entre outros. Confira quais são essas linguagens e faça um teste para saber qual é a sua e de seus familiares.

CARREGANDO :)

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Elogios verbais e palavras de apreciação diretas e simples, como: “Você ficou tão elegante com esse terno”; “Você está muito bem com esse vestido”; “Ninguém faz essas batatas melhor que você”.

Publicidade

Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.  Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

QUALIDADE DE TEMPO

Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge significa dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não é sentar no sofá e assistir TV. É parar ao lado da pessoa amada, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.

O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

RECEBER PRESENTES

Publicidade

Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor. Se a primeira linguagem de seu cônjuge for “receber presentes”, você deve se tornar um expert nessa área. Não espere uma ocasião especial, pois praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor.

FORMAS DE SERVIR

É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir. Pode ser o cumprimento de tarefas domésticas, como lavar a louça e preparar o almoço, ou buscar o outro no trabalho, sem que o cônjuge peça, só por gentileza.

TOQUE FÍSICO

No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo ainda após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.

Publicidade

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.