Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Casamento e Compromisso, Relacionamento

Casamento à prova de crises financeiras

Existem atitudes que podem fazer diferença no momento de uma possível dificuldade e, dependendo da postura adotada, o casamento pode sim sair ileso dessa situação

Um recente artigo de Jeffrey Dew, professor Associado na Universidade Estadual de Utah e estudioso sobre a associação entre os recursos das famílias e da sua qualidade de relacionamento, avaliou como o clima no casamento pode ser afetado em crises financeiras. De acordo com o artigo, a recessão gera uma pressão extra sobre o relacionamento conjugal e o estresse financeiro está diretamente ligado a dificuldades relacionais.

Mas existem atitudes que podem fazer diferença no momento de uma possível dificuldade e, dependendo da postura adotada, o casamento pode sim sair ileso dessa situação. São elas:

  • Preparação financeira
  • Atitudes pró casamento
  • Atitudes positivas com seu cônjuge

Para chegar a essa conclusão Jeffrey Dew e Mark Jackson reuniram dados de uma amostra nacional de casais selecionados aleatoriamente para participar do estudo. Eles contaram o quanto se preocupavam sobre o suprimento de suas necessidades a cada mês e avaliaram a sua preparação financeira.

“Nós também lhes perguntamos sobre suas economias e dívidas (por exemplo, dívida de cartão de crédito)”, conta Dew. Depois os pesquisadores avaliaram as atitudes pró-casamento, perguntando aos participantes sobre o compromisso que sentiam em relação a seu cônjuge. “Relatórios dos participantes sobre quantas vezes eles mostraram respeito, carinho e perdão, bem como quantas vezes eles se envolviam em pequenos atos de bondade para com o seu cônjuge, formaram nossa medida de comportamentos conjugais positivos. Finalmente, perguntamos aos casais quão felizes eles eram em diferentes dimensões de seu casamento, e como provavelmente eles se sentiriam caso seu casamento acabasse em divórcio”, finaliza Dew.

Comprometimento

O resultado é surpreendente e demonstra que o compromisso do casal em estar junto supera qualquer dificuldade que possa aparecer. Maridos altamente comprometidos com o casamento relataram baixos níveis de probabilidade de divórcio, independentemente do seu nível de estresse financeiro. Mesmo nos mais altos níveis, esses maridos relataram o mesmo nível de probabilidade de divórcio que aqueles com baixo estresse econômico.

Comportamentos positivos no relacionamento também sustentam casamentos durante a tensão financeira. Entre as mulheres pesquisadas, aquelas cujos maridos possuem comportamento positivo relataram estar mais felizes em seu casamento e uma menor probabilidade de divórcio do que aquelas cujos maridos não lhes dão atenção.

Em resumo, apesar da boa gestão financeira ajudar os casais a terem menos dificuldades, é a postura e a decisão em manter a união que mais importam para seu relacionamento. “As ações de ambos os cônjuges pode afetar a qualidade conjugal, mas quando as finanças vão mal, o compromisso e o comportamento positivo do relacionamento parecem particularmente importantes para atravessar a tempestade”, finaliza Dew.

Fonte: http://family-studies.org/how-some-couples-weather-financial-storms/

Leia também